Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 10 de setembro de 2017

Falésias de Moher


As falésias de Moher, estendem-se por alguns quilómetros de oceano, na costa oeste da Irlanda, quase cem quilómetros a sul de Galway.
Quando parei para desenhar ali, a paisagem para todos os lados era magnífica. Fazia uma panorâmica que eu não me cansava de admirar uma e outra vez. Para o lado direito, depois do caminho estendia-se um campo que àquela hora tinha uma luz linda
, com uma cerca, onde pastavam e descansavam algumas vacas. E mais para lá uma povoação ao longe. À esquerda era água e montanhas muito ao longe. A harmonia era impressionante. Nem o constante passar de pessoas a comprometia.
Dali vê-se as ilhas Aran e as montanhas de Connemara, uma região de Natureza muito bela, principalmente com aquele tempo que muda constantemente e que dá uma luz mística à paisagem.
No alto da falésia vê-se uma torre e os tracinhos minúsculos que se vêm perto dela, assim como no alto da outra falésia, são pessoas a fazerem o caminho de ida ou vinda deste percurso.
Caso tenha oportunidade de lá voltar irei pernoitar por perto pois o regresso a Galway a horas de transportes públicos não me permitiu ficar a desenhar até ao fim do dia, como gostaria.

3 comentários:

Rosário disse...

Que boas recordações para o desenho!

L.Frasco disse...

Gosto desta versão minimal. Mas perante o que descreves imaginava-te a dar-lhe umas boas pinceladas! :-)

Isabel Alegria disse...

Luis, imaginas-me bem :-D , tive mesmo uma vontade louca de fazer uma aguarela panorâmica, mas contive-me pois queria fazer o percurso completo das falésias, que com as paragens para ver a paisagem ainda levou umas horas. Voltei à justa para apanhar o último autocarro de regresso a Galway.
Eu prefiro fazer as viagens indo mudando de lugar, o que permite mais calma em cada um, mas como me apaixonei por Galway, que tem um ambiente fantástico com música por todo o lado, e amigos, e uma sensação de estar em casa... olha! :-)
A Natureza ficou aguardando-me para uma outra viagem. <3