Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Sketch Tour Portugal - Açores #17

O Porto da Manhenha é um porto de pesca artesanal e a Manhenha é uma localidade faz parte da área de Paisagem Protegida de Interesse Regional da ilha do Pico e encontra-se fortemente ligada à produção do vinho verdelhoO substrato rochoso e vulcânico permitia a produção de um vinho de qualidade excepcional até ao surgimento do Oídio que levou a uma tremenda quebra da produção e à falência de muitas das famílias ligadas a essa produção.
A Calheta do Nesquim foi o primeiro centro de baleação na ilha do Pico, facto que se deve a Anselmo Silveira da Silva.
Com o desenvolver da atividade nasceu, em 1876, a primeira armação de caça ao cachalote.
Apesar de a caça à baleia ser atualmente proibida ainda é possível visitar as casas dos botes baleeiros usados na altura e a vigia usado para avistar a baleia no mar. 

(Cont.)


(Caneta caligráfica, lápis de cor, carimbo, grafite e aguarela)                                                                  «in situ»