Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Santa Cruz, o dia da demo colectiva

6 de ago. 10h45. Esplanada ARDEBAR.

A habitual espera dos artistas. O dia era especial, pois o encerramento do encontro incluí uma demonstração colectiva.

Os trabalhos estão atrasados. Enquanto o Tomás e o Duarte partilham cromos da bola, eu bebo um café e faço este rabisco.

Todos os artistas convidados pintam ao vivo uma obra em conjunto. O desenho foi lançado pelo Pedro (a impressora humana). Rapidamente a folha branca começa a ser invadida pelas manchas de cor, e que cores. Mais do que uma pintura,  foi uma performance, com uma coreografia magnifica. A leveza da mão e o sorriso estampado na cara, fazem-nos crer que aquilo é fácil...  No final a apoteose. Desce o pano, bebem-se as últimas imperiais,  a emoção no rosto de todos, os últimos abraços... para o ano há mais.

Obrigado António Bártolo e família (muito importante em toda a organização), por permitirem ao comum dos mortais conviver e aprender com artistas desta craveira. Parabéns a todos os artistas pelos trabalhos desenvolvidos e pela forma impecável com que se relacionaram com o público.

Pedro Alves, já te disse tudo o que tinha a dizer. Fico-me pelo habitual e sincero PARABÉNS.



7 comentários:

Rosário disse...

Parabéns!

Pedro Alves disse...

E o resultado final, aquela aguarela gigante de 2m de comprimento ficou qualquer coisa de incrivel. Depois de fazer o desenho passei a maior parte do tempo a babar (também ajuda para a aguarela ;) para os verdadeiros mestres a trabalhar. Fantástica a tua presença e do teu sentido de reportagem que tanto foi elogiado durante todo o encontro, e bem ;)

nelson paciencia disse...

Gosto deste desenho!

hfm disse...

Gosto. Muito.

Alexandra Baptista disse...

Que bonito André. Quando o desenho acontece não há muito a dizer, prefiro usufruir. Parabéns.

Celeste Vaz Ferreira disse...

Também gosto muito deste desenho e do o entusiasmo ao longo desta reportagem. Parabéns!

André Duarte Baptista disse...

obrigado a todos