Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Escadas - Perspectiva Esférica Equirectangular

Voltando ao tópico por outro ângulo, resolvi desenhar as mesmas escadas em perspectiva equirectangular. As linhas rectas são mais difíceis de fazer (já não se transformam em arcos de círculo, mas em sigmoides de vários tipos), mas o desenho final fica inscrito num rectângulo em vez de um disco, o que facilita a apresentação.


Outra vantagem é que esta perspectiva pode ser apresentada como anamorfose, usando um display de realidade virtual como o do Flickr (arraste o mouse para ver os vários ângulos):

equirectangular stairs 2

O desenho ainda está muito longe da conclusão. Faltam mais umas viagens ao vão de escada e mais umas horas agarrado à régua e trannsferidor. Quando acabar partilho :)

7 comentários:

Pedro Loureiro disse...

Pronto. Babei o teclado!

Pedro Alves disse...

Ambos os dois babámos o teclado ;)

António Araújo disse...

Obrigado aos Pedros :). Eu também babei o teclado mas foi porque caí de sono em cima dele, de tanto andar ali a marcar pontinhos para fazer o desenho. :) Da próxima vez já vai mais fluido...espero... :p

Isabel Rodrigues disse...

Fiquei presa na realidade virtual. "Funtástico"!

Manuela Rolão disse...

Atenção à etiqueta, António: Desafio 78

Manuela Rolão disse...

Correção: Desafio78

António Araújo disse...

Obrigado Manuela! Penso que agora estará certo(?)