Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Encontro com piquenique no ISA

Este ano ainda não tinha feito um piquenique. E também não conhecia os jardins do Instituto Superior de Agronomia. Por isso quando vi um encontro dos USkP marcado para o ISA com piquenique à mistura reservei logo a data na agenda.
A manhã foi praticamente toda dedicada a passear e conhecer o espaço (parte dele, porque parece que o todo é mesmo muito grande).
Antes de avançarmos para o almoço houve uma paragem para um xixizinho. Por acaso a casa de banho era mesmo junto a uma torre que me tinha captado a atenção no percurso matinal, por isso aproveitei para desenhar no tempo em que se esperou que a casa de banho fosse aberta.



Já sentado no parque de merendas, antes de ferrar o dente nas iguarias que tinha na mochila, entusiasmei-me com um banco ao lado de um caixote do lixo. Não será a combinação mais agradável, mas já desenhei vários caixotes do lixo e nunca ficam mal, por isso não vi razão nenhuma para deixar este de fora.



O local do encontro ao final do dia era junto ao observatório astronómico e muita gente se dirigiu para lá logo a seguir ao almoço. Eu ainda fiz um desvio antes para cumprir um desafio com a Rita Catita e lá acabei por me dirigir também ao observatório. Havia muito entusiasmo à volta dos dragoeiros (que eram sem dúvida muito bonitos), mas eu achei que tinham demasiadas "folhas" para mim e eu preferi incorporá-los de mansinho num desenho do edifício.



Para finalizar não podia deixar de desenhar uma espécie de "silo-reservatório" junto ao ao observatório (existem 2, um de cada lado do edifício), porque este género de estrutura é-me sempre muito apelativo.


Foram caindo umas gotas de chuva ao longo do dia, mas nada que demovesse qualquer sketcher que se preze. O dia nublado até acabou por se agradável, porque fiquei com a sensação que se o sol estivesse solto o calor ia apertar a sério.
Obrigado às organizadoras Catarina e Isa pela oportunidade que nos deram.

11 comentários:

nelson paciencia disse...

Que grandes desenhos Filipe!

hfm disse...

Gostei muito do dia, da companhia e dos desenhos.

João Santos disse...

Belíssimos registos.

Rita Catita disse...

Sou totalmente a favor de desenhos com caixotes do lixo e este está mesmo giro. Adoro os teus desenhos emboram sejam tão certinhos.

Marcelo de Deus disse...

Altamente

Bruno Vieira disse...

Ficaram todos mesmo bons, gostei de te ver terminar o ultimo ;)

Rodrigo Briote disse...

Estavas com fome de desenhar

André Duarte Baptista disse...

estão mesmo bons Filipe. parabéns

Pedro Ribeiro disse...

Aprendo imenso contigo Filipe!
Que grandes desenhos!

Isa Silva disse...

Belos desenhos :-)

Rosário disse...

Muito bons!