Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 10 de maio de 2017

negativo com negativo = +

Sábado de manhã ... Workshop com Omar Jamarillo ... enquanto a sessão não começava, entretive-me com o esboço de umas lindas cadeiras no Atelier. Tenho um problema por resolver com cadeiras ... mas elas não me metem medo! Posso perder algumas as batalhas ... mas a guerra ainda não acabar!
Depois saímos para a rua e finalmente assiti a um Workshop com demonstração ... ali, na hora. A caneta de água a mergulhar nas pastilhas, as cores a nascerem, as camadas ... e a sugestão de olhar para o mundo de uma nova forma, à procura do geométrico, desconstruindo ... para depois construir. O mote? Cadeiras ... OMD ( que é como quem diz, ó meu Deus). Escolhi, muito afoita, a mesa sem ninguém. Uff, não tenho de desenhar pessoas ... mas ... o drama ... a pessoa sentou-se a meio ... e ainda por cima mexia-se. E lá fiz uma "Picassada".
 Omar, atento e interventivo, ia aconselhando o pincel mais grosso, a camada mais carregada ... Gostei! O segundo exercício era mais complexo e achei que seria inatingível, mas só o facto de ter experimentado o monocromático já valeu!! E a cor até ficou parecida com a da demonstração. Iupi!
Isto com umas aulinhas a sério ... até lá ia ... digo eu ! Há sempre espaço para aprender, assim os alunos queiram. Difícil foi deixar o grupo, pois a tarde era promissora. Ainda não foi desta que almocei no Papagaio Perdi a conferência, mas ganhei uma boleia e uma companhia muito agradável até Belém. A vida é feita de escolhas. Esta manhã foi uma escolha muito negativamente positiva! Gracis, OMAR!

2 comentários:

Rosário disse...

Gosto muito do último!

cecília Mendes disse...

Boa mancha