Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Clube Desportivo das Minas da Panasqueira

Fundado em 1955, o Clube Desportivo das Minas da panasqueira, foi nos seus tempos áureos o local de excelência de diversão da população deste couto mineiro. Era o café de encontro dos trabalhadores, das apostas do totobola, das partidas de snooker e matraquilhos. Recordo-me em criança de ver aqui o meu primeiro cinema (um italiano cómico, não me recordo do nome) e era aqui que se faziam as festas da escola, pois tem um palco.
Mas essencialmente, surgiu associado ao Hóquei em Patins que na altura começou a praticar-se por influência dos ingleses que ali trabalhavam. Atrás deste edifício está o pavilhão de patinagem António Urgeiro, ele próprio formado no clube, jogou durante anos no SL Benfica, e fez parte da seleção nacional em 1962. Trabalhadores mineiros, daqui saíram alguns jogadores para representar outras equipas a nível nacional e internacional. Como ponto alto, o clube teve a passagem pelo Nacional da II Divisão.


Ainda me recordo de um autocolante que deve estar colado nos meus cadernos de escola: "Eu quero ser jogador de hóquei em patins" :)

1 comentário:

Rosário disse...

Que boas recordações e (para mim o mais importante) o bom registo em desenho!