Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 1 de maio de 2017

#52 - Tabacaria Mónaco

No passado dia 4 de Abril tirei o dia para ir desenhar algumas das lojas tradicionais da baixa, dado ao seu largo número. Já partilhei todas desse dia à excepção do primeiro que fiz. 

A escolha foi a Tabacaria Mónaco. Na ida para esta loja passei pela Pérola do Rossio no outro lado mas a vontade de desenhar esta foi mais forte. Cheguei, apresentei-me e disse ao que ia mas o sr. Carlos disse-me logo que "ai e tal, vieram no outro dia aqui fotografar e filmar e no fim queriam que pagasse 200 e tal euros, eh pá, não! Se quiser pode fotografar e desenhar la fora, aqui dentro não!" Aceitei as condições e agradeci pelo facto de me deixar desenhar a fachada e os azulejos das garças e rãs do Bordallo Pinheiro. Enquanto fui produzindo o desenho o Sr Carlos não resistiu em ir espreitar por duas vezes o meu desenho, e em ambas as vezes brindou a evolução do desenho com um sorriso. 

Para mim, foi a recompensa desta experiência. Tive pena de não ter tido a oportunidade de desenhar o interior, rico em pormenores arquitectónicos e decorativos mas fiquei feliz com a experiência. Apesar das limitações agradeço novamente ao Sr. Carlos Oliveira.




1 comentário:

Teresa Ruivo disse...

Tens muito bom feitio...:)