Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 25 de abril de 2017

Vem desenhar a minha escola

No fim do mês de Fevereiro, O Duarte enviou um convite a todos os Urban Sketchers para irem desenhar a escola dele, o Jardim-Escola João de Deus em Torres Vedras,  e apresentar a nossa Associação aos colegas e professoras.

O  convite foi aceite e, assim, sexta feira à tarde, no dia 31 de Março lá estivemos em Torres Vedras com os 18 alunos do 4º ano, a professora Filomena e a professora Marta.

Este encontro, “Vem desenhar a minha escola” teve um cartaz desenhado pelo Duarte:


Foi uma tarde muito divertida onde apresentámos a Associação, lançamos vários desafios  e até houve lugar para um desafio para TPC!

Começámos por fazer desenho cego, depois brincámos com a perspetiva com a ajuda de palhinhas e, como exercício final, desenhámos euforicamente (um exercício replicado de um retiro do Mário Linhares realizado em Turim) para terminarmos em festa.

Nos mês de Junho vamos fazer uma exposição na escola com os desenhos que originaram deste encontro.












Os alunos adoraram e a professora Filomena pediu-nos para voltarmos e repetirmos a experiência! J

Gostaria de agradecer à Isabel Alegria, à Helena Monteiro, à Teresa Ruivo e ao Eduardo Salavisa a vossa participação e disponibilidade para se deslocarem de propósito a Torres Vedras para este encontro.
Agradeço também a todos os que se disponibilizaram para participar nesta actividade e que, por motivos profissionais e outros razões de força maior, não conseguiram estar presentes.

Finalmente, tenho de agradecer à professora Filomena e ao Jardim-Escola João de Deus pela vossa abertura a actividades desta natureza e por nos terem recebido de braços abertos.
Todos vós, fizeram 18 crianças muito felizes, incluindo o meu filho Duarte!


Muito Obrigada!






5 comentários:

abnose disse...

Fantástico! O futuro ali, maravilhoso...

Alexandra Baptista disse...

Que grande iniciativa, parabéns a todos e que sortudo que é o Duarte.

Rosário disse...

Parabéns!

hfm disse...

Foi um prazer ter participado nesta actividade com uns alunos que foram muito participativos.

Para mim, foi uma honra, ter estado outra vez na minha primeira escolinha de que guardo tão boas memórias - Jardim Escola João de Deus, só que a minha escola era em Lisboa, mas isso não me impediu de me sentir um deles.

Parto para Málaga amanhã quando vier tratarei de enviar os desenhos.

Obrigada Duarte e Sofia.

Suzana disse...

Que bom o interesse do Duarte e de ter levado esta iniciativa à escola, muito bem :)