Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 8 de abril de 2017

Querido Barreiro

O amor entre o Seixal e o Barreiro nem sempre foi apenas platónico.

Existia uma ligação física, uma ponte ferroviária, a unir as duas cidades. Em 1969, esta estrutura não resistiu aos ferimentos causados por um navio da Siderurgia Nacional. Desde então, a relação tornou-se mais distante. O amor, esse manteve-se.

Sentámo-nos junto ao cais fluvial do Seixal para desenhar um namoro antigo: o Barreiro admirado a partir do Seixal. O desafio proposto pela Manuela Rolão e o Henrique Vogado voltou a ligar os dois territórios. Objectos do lado de cá encurtaram a distância entre o lado de lá. Uma manhã cheia de sol onde um auto-rádio nos ofereceu Zeca Afonso como música de fundo.

O amor pode ser adiado durante 47 anos, mas não pode ser ignorado. Está prevista a construção de uma nova ponte, para peões e bicicletas, que fará a ligação entre o Seixal e o Barreiro. Querido Barreiro, o melhor está para chegar.
 


 
 

8 comentários:

Manuela Rosa disse...

Nem todos sabem escrever assim, para além do desenho! Obrigada!

nelson paciencia disse...

Que bonito texto Rita!

Rosário disse...

Gosto muito das duas escalas!

Rita Catita disse...

Obrigada Manuela, Nelson e Rosário. Com experiências destas, escrever é "peaners". Mal posso esperar por pedalar até ao Barreiro e inverter a escala ***

Henrique Vogado disse...

Belo texto e desenho Rita. Obrigado pela tua presença. Foi uma manhã muito bonita para desenhar e conviver. Aguardamos a ligação pedonal entre o Barreiro e o Seixal e as duas margens ficarem mais unidas.

Rita Caré disse...

Foi uma manhã fantástica recheada de histórias do Henrique e de belos desenhos de todos!! :D
Qué que andaste a retocar aqui Rita?

Teresa disse...

Que bonito o texto e o desenho! E essa notícia da futura ponte pedonal...

Rita Catita disse...

Quando a nova ponte estiver pronta, podemos combinar todos e ir de bicicleta. Adoro desenhar bicicletas e vocês? Desafio: desenho cego de bicicletas.