Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Desenhar com a mão esquerda

Quem não tem cão, caça com gato...

Hoje ao lado da clínica Soerad, em Torres Vedras, deparei-me com uma peça arquitectónica que ando para desenhar há muito. Não era o dia ideal, mas decidi arriscar com as condições que dispunha e com a mão possível....



A padaria da Ti Odete, ainda há pouco era a Tasca do Papagaio. Em tempos o culto era outro, era mesmo religioso, Diz a tradição que este pequeno edifício, terá sido a antiga Ermida de S. Gião. É provável, pois fica numa antiga entrada principal da cidade, aquela que seria conhecida como a rua da Corredoura, dando acesso a uma antiga porta da muralha medieval, com o mesmo nome (Corredoura). Habitualmente, antes de uma entrada nas vilas medievais, havia uma ermida, onde os viajantes que por algum motivo não podiam entrar na urbe, encontravam nestes edifícios religiosos, um local para pernoitar e tratar das maleitas.

Hoje, o tratamento é outro...

6 comentários:

Pedro disse...

O desenho é óptimo mas espero que a mão direita se resolva rapidamente.

Rosário disse...

Faço minhas as palavras do Pedro, mas olha que ,entre outros, Chilida fez desenhos maravilhosos com a mão esquerda!

Bruno Vieira disse...

Para mão esquerda surpreende, espero que rapidamente voltes à mão direita e quem sabe até a desenhos com as duas mãos. Belo pormenor histórico.

Manuela Rolão disse...

Melhoras pois percebi que a direita está impraticável...
O desenho está ótimo apesar da troca!

teresa ruivo disse...

Gosto muito do desenho sobre as manchas. Só a letra denunciou a esquerda...

André Duarte Baptista disse...

obrigado pelas vossas palavras :-)