Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 12 de abril de 2017

#27 - Óptica Jomil & #54 - Ourivesaria Sarmento

Após o meu almoço lisboeta de uma boa sopa com uma bifana e imperial na Casa Tendinha, que também podia figurar na lista das Lojas Tradicionais pela sua antiguidade, procurei os próximos alvos a desenhar. Lembrei-me que havia estas duas lojas seguidas, quase três, na rua do Ouro para mais um bis de sketch dois-em-um no caderno panorâmico. Numa corrida contra a viragem do sol procurei uma sombra de toldo. Após terminar este sketch passei para a terceira loja (que publicarei mais tarde) antes de voltar a estas lojas para pedir um elemento identificativo da loja (carimbo, autocolante, etc.).


Entrei por último na Ourivesaria Sarmento onde fui surpreendentemente bem recebido. Deixaram-me à vontade para desenhar o interior. Tive a oportunidade de conhecer o sr. Rodrigo Sarmento que me apresentou a sua colecção presente na grande sala de tecto pombalino que me sugeriu para captar. Perguntei-lhe se tinha algum objecto da sua colecção que fosse original da loja antiga. Mostrou-me um antigo cadeado grande e pesado que pertenceu à loja na sua origem. O pinguim em prata e ovo de avestruz já não se encontra na colecção. Chegou a ser um brinquedo e acabou por ser vendido em leilão por um valor surpreendente. Tirei-o de uma foto antiga onde aparecia junto com outros animais. 



E por lá fiquei um bom tempo a desenhar, o que me deu para conhecer os 3 irmãos que actualmente dirigem a Ourivesaria e o seu pai, Artur Sarmento, antigo perito em diamantes segundo pude ler. Foram de uma extraordinária hospitalidade e simpatia, e quanto tiver oportunidade irei aceitar o convite para lá voltar e mostrar os sketchs terminados que aqui vos mostro.

4 comentários:

Rosário disse...

Que desenhos! E ser assim recebido e saber todas estas coisa é também muito importante! Parabéns!

Manuel Tavares disse...

Obrigado Rosário :). Esta loja está a pedir a tua visita. As várias estantes com os objectos da coleção estão mesmo a pedir a tua atenção. Lembrei-me de ti.

Celeste Vaz Ferreira disse...

Adoro os desenhos e a história que os acompanha. Muito bom.

Teresa Ruivo disse...

Dois registos diferentes, para dois desenhos muito bons.