Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 10 de março de 2017

1W100P - Dia 5. Consegui!

Não foi propriamente o mesmo que ver o Benfica ganhar a Champions, mas foi um objectivo muito saboroso de alcançar, sobretudo porque estava um pouco atrasado e hoje tinha de arranjar maneira de fazer mais 28 bonecos para cortar à meta.
Acho que no final, para além do que me diverti a faze-lo, este desafio deu para tirar boas ilações para mim próprio, como por exemplo, percebi que se consigo fazer 100 bonecos em 5 dias, praticamente na sua maioria em 1 ou 2 minutos cada, então o "não tenho conseguido arranjar tempo para desenhar" perdeu para sempre o sentido;
Também foi muito curioso perceber que há automatismos no desenho, adquiridos com a prática, de que só nos apercebemos quando nos obrigamos a desenhar rápido e nos soltamos, os desenhos saíram-me bem mais instintivos e assertivos, sem receios, todas as linhas eram válidas e todas eram aproveitadas.
Enfim, e de outras coisas me fui apercebendo durante o desafio. acho que tenho de me propor a mim mais desafios deste género e acho que nunca mais vou conseguir apenas desenhar um passageiro em 3 estações de metro, mas antes 5 ou 6.
Enfim, aqui ficam as últimas páginas. Acabei por gostar sobretudo dos últimos bonecos, feitos na esplanada cheia da Frutalmeidas, onde a caneta voou rumo ao 100, praticamente não levantando do papel até terminar o que me pareceu uma nuvem de gente onde praticamente só se distinguem cabeças




3 comentários:

Ana Barbosa disse...

Estão fantásticos! Parabéns pelo desafio cumprido.

Rosário disse...

Parabéns! Estão óptimos!

Fernanda Lamelas disse...

Muito giros, fui acompanhando, parabéns!