Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Desafio 75 - Preto & branco

Há uma velha questão sobre qual a diferença entre um desenho e uma pintura. Entre muitas outras coisas que o desenho não tem cor, é só a linha, tudo o que vá para além disto já entra no que se pode chamar de pintura. Também há quem diga que o suporte é que faz a definição. Quando é papel é desenho.

Em baixo um genuíno desenho da Praça Luís de Camões, só a linha e a preto e branco, para o desafio 75. Como, quase sempre, só pinto em casa, aqui está colorido no meu blog. O que, neste caso, não ganhou nada com isso.


7 comentários:

Rosário disse...

Gosto do desenho! Esta discussão tem muito que se lhe diga! E se eu desenhasse com um pincel, com uma cor, num outro suporte? Uma parede, por exemplo?!

Filipa Antunes disse...

Gosto muito do desenho!sim. podíamos fazer uma sessão sobre a definição do preto e branco.

Vitor Mingacho disse...

É uma larga discussão. Para mim a diferenciação passa mais pela predominância da linha (desenho), ou da mancha (pintura).

teresa ruivo disse...

Pois sobre isso não sei.Mas que gosto do desenho, gosto!

Suzana disse...

Para mim desenho é linha, e gosto muito deste :)

USKP disse...

E ainda bem que só pintas em casa... um belo desafio a preto e branco.
Parabéns!
-José Leal, uskp157

dilarp disse...

Só linha. Gosto. Está muito bem.