Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Ano Novo Chinês

Foi no domingo passado que me juntei pela segunda vez aos sketchers, em Lisboa. Desta vez viemos ver, e mais que isso desenhar, as festividades do Ano Novo Chinês. Interessante como os chineses têm uma cultura tão peculiar e diferente da nossa, merecendo assim um destaque com vários sketches no meu diário.
Primeiro desenhei o ambiente à minha volta: o movimento das pessoas pela praça, as diferentes culturas, as decorações em tons quentes tipicamente chinesas,...
Desenhei também em segundo plano uma silhueta do Castelo de São Jorge e as casas que conseguia avistar ( um conselho de um sketcher que conheci).




Mais tarde captei certos detalhes que me inspiraram, como estes "balões" vermelhos pendurados no bambu e o Galo, logo à entrada da praça.

Muito rapidamente, tentei "sketchar" um indiano que vendia sombras e chapéus, mas o movimento era tanto e circulavam tantas pessoas à minha frente, que resultou num traço mais solto, com o mínimo de pormenor.

Gostei muito deste encontro, dada a minha paixão pelo Oriente e também pelas pessoas novas que conheci e me inspiraram com os seus desenhos. Bom ano chinês!

7 comentários:

USKP disse...

Gostei da reportagem e do jogo de cores destes sketches!

Fefa

nelson paciencia disse...

O primeiro desenho está óptimo!

Marcelo de Deus disse...

Bem bom !

teresa ruivo disse...

também acho o primeiro desenho muito bom!

Suzana disse...

Muito giro o primeiro e gosto de depois teres ido aos pormenores.

Pedro Loureiro disse...

Resultou, o segundo plano! Ficou com uma boa profundidade

Ana Rita Manique disse...

Obrigada a todos pelas mensagens positivas!