Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Para acabar o caderno

Acabei assim um moleskine de aguarela, enquanto esperava por um colega meu.
Acho que vou mudar um pouco de formato e gramagem no próximo caderno.


8 comentários:

Pedro Alves disse...

Belo esquisso para acabar o caderno ;) Quando há uns tempos atrás acabei o meu Moleskine, mudei para o Black Book da Derwent que deixa todos a um canto. Depois mudei para Hahnemuehle e tão cedo não deixo. Dos melhores sketchbooks que andam ai.

Jrosa disse...

Magnífico final! Tenho gostado muito dos cadernos San Marco da Fabriano, que têm 280 grs - uma espessura que permite boas aventuras e aguenta com asneiras que se farta.

João Carvalho disse...

Obrigado! Mas meus caros... tenho um de cada à espera em casa, mas acho que vou começar pelo San Marco, já que tem mais folhas e um formato diferente QB do Moleskine.
Também usei usei há tempos um Fabriano de 300g com um formato parecido com o Hahnemuelhle, mas infelizmente não consegui voltar a encontrar.
No meio de tanto papel à venda nos sítios habituais... há sempre alguns em falta e nunca encontrei o papel ideial... Talvez o papel "satiné" de 300g em algodão da Arches que não tem versão "diário gráfico" seja o ideal :)

Maria Celeste disse...

...aproveitar bem o tempo e tirar conclusões...

USkP Convidado disse...

Bem acabado!
Agora, para continuar, cadernos com folhas que se possam emoldurar (sem risco ao meio...).

Fefa

Pedro Loureiro disse...

Estou com o Pedro: Hahnemohle é que é :)

Pedro Alves disse...

Papel da Arches 300g 100% algodão cold pressed é o meu papel de eleição... agora não o usaria num diário gráfico, é demasiado bom ;)

USkP Convidado disse...

Estes desenho encanta-me.
Celeste Vaz Ferreira