Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Aquela esquina das Belas-Artes II


Há coisa de um ano escrevi neste mesmo blogue: "Esta é a que eu chamo "a esquina mais desenhável do mundo". Tem tudo, movimento, ícones de Lisboa, vista fantástica e um largo meio bucólico no meio da confusão da cidade. Cores, texturas, sons... Um dos sítios que se devia desenhar todas as semanas e mesmo assim, os resultados seriam sempre diferentes. Fica aqui um momento de sorte, em que nos 8 minutos que demorei nas linhas passaram por mim, dois electricos... No meu desenho ficaram  no mesmo intervalo de tempo ;)" 

Eis que no momento em que comparo este post com o anterior que fiz deste mesmo local (aqui), tudo o que tinha escrito na altura faz sentido. Podia estar aqui dias a fio e os desenhos dificilmente seriam cópias uns dos outros. Desta vez, com a companhia do Pedro Loureiro e do Tomás Reis e com materiais totalmente diferentes dos de outrora bem como um pouco mais de tempo, saiu uma aguarela e não tanto um esquisso. São experiências,  todas elas válidas e se o local para o efeito for deste calibre, melhor ainda ;)

13 comentários:

Eduardo Salavisa disse...

Esta é realmente "aquela esquina". Tem tudo para ser um desafio, até tem os eléctricos a passar. O desenho está simplesmente fantástico, claro.

Bruno Vieira disse...

Ficou uma aguarela fabulosa, acho que a profundidade e a cor resultou mesmo bem.

Rita Cortês disse...

Simplesmente fantástico.

Rodrigo Maciel disse...

É verdade! Até já fiquei algumas horas a desenhar, nesta esquina! Parabéns linda pintura! Abraço.

https://www.instagram.com/p/BK1h7nJjd5u/

https://www.instagram.com/p/BK1iCuLjx7f/

Sofia Gomes disse...

Monstro dos desenhos...está divinal...

Sofia Gomes disse...

Monstro dos desenhos... está divinal!

teresa ruivo disse...

Ai Pedro...já não se consegue comentar os teus desenhos...tens que comerçar a desenhar pior pá:)

Membro USkP disse...

Simplesmente maravilhoso...

Fefa

Marcelo de Deus disse...

Pedro, não vou conseguir passar no Elegance até ao fim do ano.
Tinha planeado assaltá-lo para roubar a exposição inteira e não vou conseguir.
O que sinto ao ver os desenhos do Pedro? Além de inveja que é uma coisa feia - sinto vontade de os ter. Um dia gostava de te comprar (pelo menos) um.
Vá lá, faz um preço!
A arte, como dizia a Srª Baronesa Carmen Thyssen-Bornemisza, não faz sentido senão compartilhada...

Maria Celeste disse...

...que maravilhava de desenho...
,..aíanda por cima partilhado em grupo...
Parabéns Pedro---

Membro USkP disse...

Ambos os desenhos são fantasticos, cada qual na sua vertente. Onde é essa esquina? Porque não lançar um desafio e irmos todos desenhá-la?

Leonor Janeiro

Pedro Alves disse...

Em primeiro, muito mas muito obrigado a todos! Grande feedback ;) Depois, eu sei que este desenho já se afasta um pouco dos rabiscos rápidos tipicos dos USk (que continuam a ser os meus preferidos) mas quis trabalhar bem a cor neste, não querendo que fosse apenas um adorno ao desenho como costuma ser no meu caso.

Teresa: Este foi uma vez sem exemplo, voltarei a entrar no espirito do rabisco rápido muito em breve :D

Leonor: é o inicio da Cç de São Francisco junto ao Largo das Belas-Artes em Lisboa, o desafio está lançado, eu depois comunico à direcção dos USkP. (Vão ter de cortar o transito só para nos!)

Marcelo: Claro que sim, faço tantos esquissos soltos e tenho bastantes para venda. O meu mail: stillsketch.tvedras@gmail.com para falarmos melhor.

DiasVanda disse...

Está incrível! PARABÉNS!