Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Reabilitar um bairro no verdadeiro coração de Lisboa


Em parceria com a comissão de moradores e proprietários "Amigos da Quinta do Ferro", e com outras entidades, tais como a cooperativa do "ateliermob", Clube Desportivo da Graça, Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian e Centro das Artes Culinárias (mercado de Santa Clara), apoiadas pelo BipZip-CML (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária) e empenhadas em reabilitar uma zona carenciada, entre a Graça, São Vicente e Jardim de Santa Clara (Feira da Ladra), foi lançada a iniciativa de participarmos em exposições e na publicação de um livro reportando o antes, durante e após a reabilitação.
Esta reabilitação que já começou a dar os primeiros passos, com a realização do magusto/encontro com a população e onde se começou a analisar as condições de vida e os desejos de um futuro digno de uma zona tão bela. Foi aqui neste monte que verdadeiramente nasceu Lisboa, pois foi o escolhido por D. Afonso Henriques para acampar o seu exército e conquistar o castelo de São Jorge.
É aqui que já começámos a desenhar, desde o passado domingo, e desafiamos todos para desenhar, podendo deslocar-se individual ou colectivamente, publicando aqui o que for sendo feito, sempre com a etiqueta "Quinta do Ferro".
Estamos no "antes" mas é um antes que já se torna rápido, porque existem carcaças de carros antigos, e outras ruínas que são estimulantes para um belo desenho, que serão retiradas dentro de poucos dias.
Para combinar uma sessão de desenho guiado, com a história desta zona de Lisboa, contactem-me através do e-mail joserosa52@gmail.com ou tel. 918361540.
Bons desenhos e façamos também história.