Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

caderno de campo: e quando trabalhar, também é prazer

Estes foram alguns desenhos apresentados no workshop. São desenhos que vou fazendo durante o trabalho: caracterização urbana e social da Encosta de S. Vicente, Torres Vedras. Desenhos rápidos, a maioria a conversar com os moradores. Uma excelente forma de conhecer a morfologia urbana, mas sobretudo para conhecer o que realmente interessa: AS PESSOAS

Antes de intervir neste espaço é fundamental conhecer a sua essência, afinal “...projectar, planear, desenhar, não deverão traduzir-se para o arquitecto na criação de formas vazias de sentido, impostas por capricho da moda ou por capricho de qualquer outra natureza. As formas que ele criará deverão resultar, antes, de um equilíbrio sábio entre a sua visão pessoal e a circunstância que o envolve e para tanto deverá ele conhecê-la intensamente, tão intensamente que conhecer e ser se confundem." Arq. Fernando Távora, 1962

  



5 casas em banda, construídas na década de 1950. Construção económica, para arrendamento, ocupada essencialmente por operários que chegavam à cidade à procura de trabalho e de melhores condições de vida.



Este conjunto de casas fica na encosta do Choupal.
"Desenhar é, primeiramente, olhar com os olhos, observar, descobrir. Desenhar é aprender a ver (...). Há que desenhar para interiorizar aquilo que se viu, e que ficará então escrito na nossa memória para o resto da nossa vida".
Le Corbusier (1887-1965)

12 comentários:

USkP Convidado disse...

Acho muito interessante esta encosta que conheço mais ou menos bem por ter feito uma caminhada com o grupo ATV e muito destes desenhos soltos.

hfm disse...

Gosto tanto destes desenhos e da força do preto e branco.

hfm disse...

Gosto tanto da força do preto e branco. Bela reportagem.

Pedro Loureiro disse...

Muito muito bons! Verdadeiros desenhos de pesquisa!

Fernanda Lamelas disse...

Tive pena de não ter podido participar! Já sei que correu muito bem, parabéns!

cláudia mestre disse...

Gosto muito deste conjunto de desenhos!

Suzana disse...

Um belo trabalho de campo!

André Duarte Baptista disse...

obrigado pelas vossas palavras

abnose disse...

muito bom!

Rosário disse...

também gosto muito deste trabalho!

Pedro Alves disse...

Optimos! E ao vivo ainda melhores ;)

André Duarte Baptista disse...

Muito obrigado