Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Encontro na Quinta do Ferro

A Quinta do Ferro é um espaço, que necessita de intervenção, muito perto da Feira da Ladra.

Os Amigos da Quinta do Ferro (comissão de moradores e proprietários onde o nosso associado José Rosa faz parte) estão a tentar recuperar aquele espaço. Um dos clubes da zona (o Clube Desportivo da Graça), um atelier de arquitectura (ateliermob de Tiago Saraiva) e nós próprios (a Associação USkP) concorremos ao programa BIP/ZIP (Bairros e Zonas de intervenção prioritária), da Câmara Municipal de Lisboa. O nosso papel é acompanhar a evolução do processo no terreno. Para isso pensámos fazer um Encontro USkP antes do começo das obras e outro no final. E um Open Call para quem quisesse acompanhar o processo.

O primeiro Encontro é dia 20 de Novembro (era dia 5 e foi adiado para 20) e o Programa é o seguinte:

15,00 - Encontro na porta principal do Mercado de Santa Clara (Feira da Ladra)
15,10 - Breve história da Quinta do Ferro e apresentação do Projecto de Reabilitação
            Magusto
15,30 - Desenho livre na zona a ser intervencionada
17,45 - Mostra de diários gráficos no Jardim Botto Machado

Notas:  - Aconselha-se o estacionamento na Rua Leite Vasconcelos ou nos dois parques recentes da Quinta do Ferro; - Todas as informações podem ser obtidas através do tel. 91 836 15 40 ou do mail joserosa52@gmail.com.


Desenho de José Rosa

3 comentários:

Pedro disse...

Vamos a isso!

Jrosa disse...

Intervir através do desenho em iniciativas de desenvolvimento e crescimento é fazer com que a arte assuma um papel fundamental na (re)construção de uma sociedade melhor.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Só para dar a conhecer que o Orçamento Participativo de São Vicente, que entrará em votação na próxima semana, contempla um projeto de intervenção arte urbana nos muros e, eventualmnete, numa empena de edificado, na Rua C, à entrada da Quinta do Ferro, junto ao novo parque de estacionamento.

Julgo que seja de apoiar pelo grupo que procura fomentar o desenvolvimento da Quinta do Ferro.