Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 13 de setembro de 2016




"O caderno Indiano"

Há dias, numa "feira medieval", encontrei este caderno de que logo gostei. A vendedora disse-me que era feito na Índia e o papel é de algodão... na verdade o papel não é lá grande coisa mas vou-me adaptando a ele aos poucos e espero partilhar aqui convosco os desenhos com que o vou preenchendo. Vamos ver no que dá.




A capa é de couro vermelho e o papel é de algodão.

















































Estes três primeiros desenhos foram feitos durante uma visita ao Palácio de Belém e sem grandes preocupações, apenas para testar o papel, durante uma apresentação de alguns escritores de língua portuguesa durante a Festa do Livro, no Palácio de Belém, promovida pelo Presidente da República.






























Em seguida procurei enquadrar neste reduzido espaço uma outra panorâmica do Cabo Espichel, que fica à esquerda de quem está na praia. À excepção dos lápis de côr, ainda não tentei outro riscador, que não a caneta de gel, mas penso que talvez o pastel seco se adapte bem neste tipo de papel.

Espero em breve voltar a partilhar convosco novos desenhos com novas experiências.  

Bem... e fico por aqui, pois parece que não devo postar muitos desenhos porque faço "desaparecer" os post's dos restantes companheiros usk´s, por isso se quiserem ver o resto queiram ter a gentileza de os procurar na minha página do facebook... aí está a feira toda, eh eh! 

Aqui poderão ver mais dos meus desenhos:
https://www.facebook.com/cesar.caldeira2/photos_albums

4 comentários:

Rita Caré disse...

Mas já experimentaste besuntá-lo com aguarela? Olha que se calhar vais mudar de opinião... ;-)

Suzana disse...

Ou o pastel de óleo! Mas gostei das experiências da caneta de gel!

Maria Celeste disse...

...que suporte tão giro...
...gosto muito do caderno, e seus desenhos...

Henrique Vogado disse...

Tenho um parecido que também comprei numa feira medieval. A capa é bonita, mas o papel absorve toda a aguarela. É bom para desenho a lápis. Tenho de experimentar outros materiais.