Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Azenhas e USkPN





É com um grande prazer que passo a pasta da administração dos USkPN ao Marco Costa e ao Tuba. Há algum tempo que sinto que chegou ao fim o meu papel nos USkPN. Chamá-los para a administração foi uma tentativa de dividir as responsabilidades e, com isso, tornar o barco mais leve. Mas chegou agora o momento de me afastar e deixar o projecto nas mãos destas duas pessoas que tanto prezo… Não só enquanto desenhadores mas, sobretudo, enquanto pessoas.

Neste momento, algumas coisas na minha vida mudaram. Um doutoramento que está em processo de finalização, mais responsabilidades no âmbito da minha carreira docente e enquanto investigador, novos projectos artísticos (alguns relacionados com os diários gráficos), entre outras actividades, passaram a ser prioridades máximas. Confesso que o Nós e os Cadernos foi um importante momento de reflexão e que me levou a uma reestruturação de pensamento e abordagem relativamente aos diários gráficos e aquilo que anda a ser feito em torno dos mesmos.

Os USkPN foi um projecto que abracei com muito carinho desde o início. Tinha uma visão para esse grupo, fundei-o (com a Eva Vieira) e levei-o pelos caminhos que acreditava serem sinceros e importantes para a disciplina do desenho e para a comunidade. É sem dúvida um projecto que dá trabalho e acredito que só pode ser bem feito por alguém que seja movido por uma paixão pelo desenho de observação e que queira partilhar essa paixão com os amigos, nas melhores condições possíveis.

Infelizmente, não posso tomar mais conta do projecto. Há outros caminhos a percorrer. O projecto cresceu, amadureceu, tem uma imagem e uma política muito particulares. Acredito, sinceramente, que fica muito bem entregue.

Obviamente que continuarei a partilhar os meus desenhos no blog e a participar nos encontros (dentro das minhas possibilidades) porque partilhar a experiência do desenho com amigos é das coisas que faço que me dá mais prazer.

Quanto aos desenhos aqui apresentados, foram feitos nas Azenhas de Antas (Esposende) pouco antes de vir para a Turquia, a 28/29.07.2016.

Até breve!

12 comentários:

Maria Celeste disse...

...boa sorte para os novos projetos...

Alexandre Esgaio disse...

Como sempre...maravilhosos

Alexandra Baptista disse...

Bom trabalho bons desenhos, estes são -como sempre - exemplares... e sim os usk deverão ficar bem entregues, Felicidades.

Alexandra Baptista disse...

mas... é pena!!

Mário Linhares disse...

Obrigado Tiago por te teres dedicado aos USkPN com tudo o que tens.
Passar a pasta é fundamental para um grupo crescer e a melhor altura para o fazer é quando estão lá as pessoas certas em quem confiar.
De certeza que o Marco e o Tuba irão fazer um excelente trabalho.

Grande abraço!

Rosário disse...

Boa sorte para os novos projectos! Espero continuar a ver os desenhos de que tanto gosto!

Manuela Rosa disse...

Sempre a aprender contigo...
Boa sorte e muito sucesso para os novos projetos!
Bom trabalho para os novos coordenadores dos UsKPN!
Os teus desenhos são um prazer para o olhar e lugar de aprendizagem.

Ana Crispim disse...

Boa sorte para os novos projectos e bom trabalho para os novos coordenadores dos USkPN.

Tiago Cruz disse...

Obrigado a todos… :)

Marcelo de Deus disse...

Tiago, votos de muito sucesso.
Já agora estes desenhos são em Antas ( S. Paio? ) então são próximos de um sítio onde gosto de acabar os meus Domingos. Come-se debaixo de uma japoneira centenária. Chama-se Tiro no Prato.

Tiago Cruz disse...

Obrigado Marcelo. Sim, são em S. Paio. Nesta zona só conheço mesmo esta azenha… vou lá desde os meus 16 anos. Sei que existem pelo menos outras duas mas nunca lá fui. :/

cláudia mestre disse...

Acho maravilhosos os teus desenhos!