Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 26 de julho de 2016

A caminho do Simpósio USk #3

Simpósio USk em Manchester dia -2


A última manhã em Liverpool foi passada a revisitar alguns lugares do dia anterior, tais como os Edifícios de Mann Island, projecto da Broadway Malyan, ou a Bold Street, com a Igreja de São Lucas a espreitar ao fundo. Também a coscuvilhar as livrarias e lojas de banda desenhada locais.


A Catedral de Liverpool foi o ponto de exclamação na volta à cidade. Começou a ser construida em 1906 num gesto revivalista de Giles Gilbert Scott - o mesmo arquitecto que projectou a Central Energética de Battersea, o sinistro, quase pós-apocaliptico edifício da capa do álbum Animals, dos Pink Floyd. Com o comprimento de 189 metros, é a catedral mais longa do mundo, e também se ajeita em altura. Aprecio sempre a ausência de decoração adossada nas igrejas protestantes - torna a beleza dos edifícios mais aparente. Uma atitude que normalmente falta nas igrejas católicas.


O meu objecto de desenho favorito - as pessoas - tem estado a ser esquecido à séria nesta viagem. Pude tirar a barriga de misérias no comboio para Manchester, e mais tarde, num evento.


O caminho para Manchester acabou finalmente, e levou-me directo à praça do City Council, onde descobri que, para além de anfitriã do Simpósio Internacional USk, Manchester é também a Cidade Europeia da Ciência e palco de um Festival de Jazz. Tanto a acontecer por aqui! Este último evento justificou a que a Cervejaria Hobgoblin levantasse um pavilhão na praça, rodeado por bancas de comida de rua e umas quantas mesas de exterior. O dispositivo ideal para ficar a desenhar.


Começava um concerto dentro do pavilhão, apenas momentos depois de terminar o desenho do City Council - não aceitei o facto como coincidência. Entrei na tenda, sentei-me na fila da frente e não pude evitar desenhar ao som da batida funky dos Portmanteau, uma banda Inglesa com uma energia tremenda e que pôs toda a gende de pé mesmo no final do concerto. Funk não é jazz, mas sem dúvida que eles ganharam o lugar no palco esta noite! No final, ainda pude confraternizar um pouco com a banda e ficar com os seus autógrafos.

14 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Muito mais que um "correspondente" USkp! Do além:)

Suzana disse...

Muito bom, adorei! Gosto particularmente da facilidade como te saem os concertos, tão dinamicos!

Pedro disse...

Do melhor!

hfm disse...

Grande reportagem.
A mala pronta e acabando os últimos preparativos - é hoje o dia.

Miú disse...

Amazing! (para contextualizar o merecidíssimo elogio)
É tudo óptimo: as perspectivas, a composição, os edifícios, as pessoas.

Rosário disse...

Tudo óptimo!

nelson paciencia disse...

A Teresa é que acertou, não enviámos um correspondente, enviámos um "Alien"...

Pedro Loureiro disse...

Muito obrigado a todos! :D
I come in peace.

Helena e Nelson: Até já e boa viagem!
Suzana: copiando os melhores :) http://sagarfornies.blogspot.com/

Marcelo de Deus disse...

Fantástico

Bruno Vieira disse...

Bela experiência, grandes desenhos

USkP Convidado disse...

Fantasticos desenhos são um perfeito testemunho da viagem.
Leonor Janeiro

Rodrigo Briote disse...

Muito boa esta reportagem, parece que estamos lá

António Procópio disse...

Isto promete. Parabéns!

Maria Celeste disse...

Liverpool e pré Manchester...
...muito,muito bom...