Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Entrudo de Lazarim

No Domingo Gordo fui conhecer o Entrudo de Lazarim, perto de Lamego. Fui um bocado a medo do tempo chuvoso que se previa mas valeu a pena. Não choveu e não houve grandes confusões, pois o dia alto é na terça feira dia 9, altura em que todas as máscaras  saem à rua, faz-se a leitura dos testamentos e é partilhada uma feijoada acompanhada pelo caldo de farinha e os petiscos tradicionais :). Nesse dia ouve um desfile de máscaras tradicionais de várias localidades: Grijó, Salsas (Bragança), Asturias e Lazarim. No último desenho tentei apanha-los entre as brincadeiras do desfile :) Mas de Lazarim houve poucos representantes, pois as máscaras ainda estavam a ser confecionadas, em absoluto segredo pelos artesãos locais.
Lazarim tem um entrudo tradicional e ancestral que se crê de origem Celta e é conhecido pelos Caretos, máscaras feitas de madeira de amieiro pelos artesãos locais. Também ia com curiosidade em conhecer o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, inaugurado à uma semana e recomendo! Tive vontade de ali ficar a desenhar todas as máscaras, têm exemplares fantásticos, representativos de todos os locais da península ibérica, em que a máscara é usada para estes rituais, tanto no Solstício de Inverno como no Entrudo. No CIMI também há um espaço onde podemos encontrar um artesão a esculpir as máscaras, mas que nesse dia estava muito ocupado e recolhido em sua casa a acabar as máscaras a tempo do entrudo :)

Já agora deixo também aqui umas fotos dos registos desse dia neste link :)







Pelo cortejo rua abaixo, tentei desenhar os Caretos durante as suas brincadeiras, alguns até pousaram :)

6 comentários:

Rosário disse...

Tão giro!

Pedro Loureiro disse...

Com esta categoria de reportagem fiquei cheio de vontade de ir conhecer também. Para o ano não perco! (pareceu-me ver ali o Chewbacca celta...)

João Santos disse...

É verdade, bela reportagem, com desenhos fantásticos Suzana!

L.Frasco disse...

Muito bonitos, Suzana!
E então o texto... completo!

Maria Celeste disse...

...giríssimo...

Suzana disse...

Obrigada, vale mesmo a pena ir, tanto pelo CIMI que podem conhecer o ano inteiro, como pela festividade :) Em Maio vai haver em Lisboa o Festival da máscara ibérica, uma boa oportunidade para conhecerem estes rituais e conhecerem de perto as máscaras.