Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

desenhando à velocidade da LUZ ...

Fui ali aprender com os mestres ... mas não cheguei a horas ... ora, os desenhos requerem a alma calma ... Graças à sabedoria dos mestres, lá se salvou o primeiro desafio ...
Depois foi o êxtase ... que delícia ... o desenho cego ( se bem que a minha calma ainda não me tinha encontrado ... isso é que foi desenhar às cegas :-) com a ajuda do Pedro e da Rita ... merci!!
 Desenho = meditação (LIKE)

Antes do almoço, chegou a lição das cores ... e a doidice das proporções ... também aprendi que um pouco de pigmento cola senhores ao chão ... e esta, hein?
Após uma sande de carne assada no Jardim das Oliveiras em "retiromode" ... mergulhei nos parafusos e nas engrenagens ... mas eu ... é mais flores ... Com a ajuda do Filipe Almeida lá consegui um vislumbre do que se pedia ... creio que por esta altura já tinha perdido uns quantos parafusos ...

Encontrei, em seguida,  uma jovem simpática, que falava Francês, sentada numa linda escadaria ... queixei-me dos parafusos e do fumo que o cérebro já começava a deitar ...acolheu-me com um sorriso e explicou-me a terefa em modo ZEN (era a formadora .. ups) Por sugestão do Formador ... o corrimão ganhou uma linha preta ... Agora já está ... mas foi bom o mergulho na cor e nos três planos ... os parafusos do monstro lilás e as sombras ? esses?  ... esqueçam ...
E no final ... já quase a cortar a linha de chegada ... o pânico ... um salão gigante e linhas e mais linhas acenando ... a tramada da perspetiva ... fiquei-me  pelo "recheio" ... as cadeiras são um tema que me tem sugado algum tempo ... estas nasceram em muito poucos minutos e já dominada por uma cegueira completa ... tombei na chegada ... já nem para a foto fiquei ... saí entre um e outro até já ... e pensei ... isto de vir a maratonas sem treinar diariamente ... não é fácil ... mas vale sempre a pena ! Venham mais tantos! Com coffee break, SIMMM?

2 comentários:

Maria Celeste disse...

...uns desenhos giros ,bem acompanhados de uma divertida e alucinante reportagem...

DiasVanda disse...

Obrigada, Celeste :-)