Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 31 de janeiro de 2016

Museu da Electricidade - Pedro A. + André B.


Após um dia fantástico e bastante cansativo de workshops no Museu da Electricidade em Lisboa, a convite dos Urban Sketchers Portugal, sentimo-nos na obrigação de fazer este "follow up" ao que estivemos a ensinar ao longo de cerca de 6 horas. Em primeiro lugar, um muito obrigado aos UskP pelo convite e a todos os que participaram. Foi uma honra poder transmitir os nossos conhecimentos, visão do desenho e poder orientar "sketchers" que seguimos como modelos e pelos quais temos muito apreço. Um verdadeiro desafio! 

 

 A nossa proposta não era simples, tinha como objectivo de usar a linha e a mancha como elementos construtivos de um desenho de forma autónoma mas complementarem-se em simultâneo, construindo uma imagem em que duas técnicas de  abraçam de forma lógica, contínua e suave. Escolhendo um objecto de maquinaria não o começariam a desenhar numa primeira instância mas sim uma mancha suave para explicar o seu enquadramento; ao deixar secar essa primeira camada de cor, avançar para o desenho e partir daí, começar a escurecer sem recorrer ao preto e ao cinza mas sim à cor complementar da primeira cor base escolhida, neste caso concreto, o laranja for escurecido com azul e as sombras foram dadas com mais pigmentação azul com algum ocre para formar a mancha escura que define a nossa luz, que foi mantida a branco. 



Depois de tudo isto, implementar as regras de composição descritas no primeiro esquema, com preocupações de manter a linha solta e intocada pela cor, para esta realçar com a mancha que está por trás, dando-lhe volumetria. Não era fácil mas era essencial perceber o papel das duas técnicas e como elas funcionam em separado, mas ao mesmo tempo juntas no mesmo contexto, bem como a construção de cores e misturas para não recorrer ao preto que destrói o pigmento.

Gostaríamos de aproveitar este post para os que quiserem esclarecer duvidas o possam fazer, comentem, enviem mails ou contactem-nos no facebook, teremos todo o gosto em finalizar o nosso workshop via online porque muitas vezes, o tempo foi escasso para tanta informação. Muito obrigado mais uma vez e até um próxima ;)

PS podem ver mais fotos no post no blog pessoal do André Baptista, aqui: http://andreduartebaptistaarq.blogspot.pt/2016/01/workshop-curto-circuito.html

4 comentários:

Maria Celeste disse...

...uma excelente ws muito bem estruturada...
...parabéns e obrigada...

Filipe Pinto disse...

Tenho a certeza que foi uma jornada inesquecível. Ainda bem que há estes posts para os faltosos como eu ficarem cheios de pena de não terem podido participar nos workshops.

Teresa Ruivo disse...

Parabéns a todos os formadores! Foi um dia divertido e de muita aprendizagem! Obrigada!

André Duarte Baptista disse...

grande post Pedro. foi um dia fantástico. obrigado pela parceria. grande abraço