Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Igreja de S. Jorge - Nordeste - S. Miguel - Açores



Nordeste, 29 de Agosto de 2015
Nordeste, tantas vezes designado como a décima ilha açoriana, está menos isolada. O motivo da minha visita a este bonito concelho é exemplo disso: uma consulta na médica dentista da minha namorada. Todavia, em meu entender, é necessário fixar a população, criar motivos para a sua permanência. Em termos culturais, para além das festas e desportos das localidades, pouco ou nada se faz. Não tenho conhecimento, por exemplo, da existência de um grupo de teatro ou de um centro de formação em artes plásticas.


Voltando atrás, enquanto era realizada a consulta, sentei-me num banco da praça central da vila. Olhei a fachada da Igreja de S. Jorge e, paulatinamente, fui construindo o puzzle da sua ornamentação basáltica. À direita está a estátua de António Alves de Oliveira (N.1847, F.1936), ilustre nordestense, considerado o maior deste concelho de todos os tempos, graças às inúmeras ações que promoveu em prol do desenvolvimento do Nordeste. 

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...que linda e proporcionada igreja...

USkP Convidado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
USkP Convidado disse...

Muito bonito Paulo, gosto muito!
Sofia Gomes