Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Florir parte #3


Campo Maior está na boca de muitas pessas da região. As televisões transmitem imagens das ruas movimentadas durante as Festas, lado a lado com reportagens sobre o sucesso do município nos sectores económico e social, apesar de que alguns dos locais possam ter alguma coisa contrária a dizer sobre o assunto.



Tais assuntos são parcialmente esquecidos durante as Festas do Povo quando a vila se veste de flores de papel coloridas. Como me disse um simpático nativo, as portas escondem muitos segredos, e o tema da decoração de cada rua é um segredo bem guardado, mesmo até à noite da Enramação. Cada rua escolhe um tema e concebe todos os elementos decorativos de acordo com esse tema. Pode ser um tema mais genérico, como laranjeiras ou cerejeiras, mas algumas ruas apostam em decorações específicas e da moda, como a rua que se decorou com o ambiente do filme Frozen.



As pessoas que mal conhecem a vila perdem-se com facilidade durante as Festas, porque as decorações cobrem muitos dos marcos reconhecíveis e pontos de orientação tradicionais. Só em largos e jardins se consegue recuperar a orientação. Tudo para cima do piso térreo é ocultado pelos tectos de flores. Estes dispositivos são responsáveis por muito do carácter das ruas engalanadas, filtrando o sol e criando desenhos de sombra texturados no pavimento.

9 comentários:

nelson paciencia disse...

Esta reportagem em série é de primeira água! Os desenhos são muito bons, e a composição de morrer de inveja.

nelson paciencia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Celeste disse...

Que lindas e bem floridas páginas duplas...

Fernanda Lamelas disse...

Muito bons os desenhos e a reportagem! Só falta acrescentar que no domingo em Campo Maior, além de quase não se conseguir dar passo, se ouvia falar mais espanhol do que português! Mas isso é só uma curiosidade! Parabéns Pedro!

matilde disse...

Lindas cores e flores.

Teresa Ruivo disse...

Fantásticos...acrescento a minha inveja à do Nelson ;)

Pedro Loureiro disse...

Muito obrigado a todos! :)
Fernanda: É verdade! Não só pela quantidade de espanhóis, mas também pela superioridade de decibeis produzidos ;)

Pedro disse...

Parabéns por estes excelentes posts de Campo Maior.

Pedro Loureiro disse...

Obrigado Pedro! Um abraço