Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Le Due Torri

Uma viagem de trabalho à Toscana sabe sempre um bocadinho a lazer. Que sorte! Depois de sete anos sem lá voltar, eis que um intercâmbio docente Erasmus me faz regressar a Florença em pleno Maio - um mês em que já há muitos turistas, mas não tantos como no Verão. Primeiro parei em Bolonha, onde fiz alguns esboços que, agora, pude aguarelar. O primeiro mostra as "Duas Torres" no coração da cidade, inclinadas uma para a outra como que a cumprimentar-se. Sim, não é só em Pisa que os italianos erraram nos cálculos do fio de prumo! Aqui deixo a minha visão das torres Garisenda (à esquerda, a mais baixa) e Asinelli, datadas do séc. XII, sobre uma rua caótica captada a partir da Praça de Neptuno:


Fotografias do local e o passo-a-passo da aguarela podem ver-se em A Caçadora de Desenhos. Os outros desenhos virão depois.

6 comentários:

João Santos disse...

Lindíssimo Miú!

Rosário disse...

Gosto muito destas manchas!

Maria Celeste disse...

...e as torres inclinadas uma para a outra murmuraram ...
...que linda e suave aguarela...

Teresa Ruivo disse...

Vi tudo...e gostei muito!

Miú disse...

João, Rosário, Celeste e Teresa: muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários!

zeta disse...

São cores e torres de Itália.