Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Lisboa Entre Séculos



"Lisboa Entre Séculos vista pelos USK, a arquitectura ameaçada dos séculos XIX e XX". Este é o tema de uma iniciativa dos USK Portugal em conjunto com o Fórum Cidadania Lx com o apoio da CML e o museu de Lisboa-Palácio Pimenta (antigo Museu da Cidade). De 6 a 30 de Junho serão expostos no Museu de Lisboa impressões em A3 dos nossos desenhos em cadernos sobre o património arquitectónico ameaçado. conforme o exemplo da Casa Valmor na Av. da República, cada desenhador escolherá um edifício a partir de uma lista de cerca de 40 edifícios, mencionada no Cartaz visível na barra lateral deste blog. Os desenhadores só devem desenhar os edifícios mencionados na lista que ainda não foram postados neste blog sendo que, a sua escolha será feita por ordem de "posts" - Consultar a lista de locais AQUI. Será interessante explorar vistas e ângulos dos edifícios mencionados, assim como detalhes de curiosidade arquitectónica e/ou decorativa. Todos os desenhos devem ser postados neste blog até ao dia 10 de Maio. Corram! Bom trabalho!


14 comentários:

Ana Crispim disse...

Muito interessante...

Maria Celeste disse...

...que boa ideia...

nelson paciencia disse...

Vamos a isso!

Rosário disse...

Bem interessante! Só que não percebi muito bem ?! Só se pode desenhar o que ainda não foi postado?! Não me apetece muito correr?!

Pedro Alves disse...

Não podemos desenhar o que já foi postado? Não me parece fazer muito sentido... Por exemplo, o edificio da Praça do Saldanha já foi desenhado por mim centenas de vezes. Quer dizer que mais ninguém o pode desenhar para este desafio? Esclareçam por favor ;)

Ana Ramos disse...

É muito interessante. Vou tentar participar.

Mário Linhares disse...

O João poderá confirmar, mas penso que a ideia principal é cobrir toda a lista, pelo que se formos desenhar de propósito a algum sítio, escolhemos locais que ainda não foram desenhados, mas claro que cada um continua a desenhar o que quer, quando quer, como quer, etc, etc...

Este é um desafio difícil, mas acho que estamos à altura dele.
Desta vez vou arranjar tempo para participar. Já estou a perder demasiados eventos brutais organizados por nós!

L.Frasco disse...

Motivante sem dúvida!
A ver se chego a tempo a algum... :-)

João Catarino disse...

Tal como o Mário refere é preferível escolher algum edifício que não tenha sido ainda postado, mas é claro que podemos desenhar o mesmo que outros já tenham feito. Todos os desenhos dos edifícios da lista são bem vindos sejam eles repetidos ou não, afinal SOMOS LIVRES!

Victor Alves disse...

Muito interessante este desafio, vou participar

Fernanda Lamelas disse...

Boa, boa!

André Duarte Baptista disse...

Excelente iniciativa. Vamos lá "trabalhar"

hfm disse...

Boa.

Luis Gabriel Marques disse...

Muito interessante. Gostava de participar mas estou sem tempo para ir aos locais indicados. Que pena... Desejo a todos, bons desenhos!