Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 20 de dezembro de 2014

Encontros do Solstício nos Jardins da Gulbenkian

Hoje só pude estar no Jardim da Gulbenkian durante a manhã. O exercício proposto pela Margarida Aguiar consistia em desenhar diferentes planos intercalados com linha e mancha. A linha feita a caneta, a mancha feita a aguarela. Mas eu não tinha levado aguarelas, só as minhas PITT ARTIST PEN. No primeiro exercício utilizei as aguarelas que o André Duarte Baptista me emprestou. Como já não sentia os dedos, por causa do frio, fui dar uma volta pelo jardim. No segundo desenho utilizei as mesmas regras do exercício proposto, mas destas vez, utilizei as minhas canetas. Podemos fazer mancha de muitas formas. Neste caso tirei a ponta das canetas que tem aproximadamente 2 centímetros e desenhei a mancha com a ponta deitada sobre o papel.



Desenho feito com caneta e aguarela.

Neste desenho fiz a mancha com as PIT ARTIST PEN

Tirei o bico da caneta e utilizei-a como espátula.

8 comentários:

Rosário disse...

Gosto muito deste exercício! Muito bons!

cláudia mestre disse...

Gosto muito do resultado do exercício. Estão fantásticos!

Alexandra Baptista disse...

nunca me lembrei de tal coisa. Muito interessante!!

zeta disse...

Exemplificando técnicas o que sempre é desejável.

hfm disse...

Tive pena de não te encontrar à tarde. Gosto muito dos desenhos. Um Feliz Natal e o melhor para 2015.

ana frazão disse...

Gosto muito, principalmente do segundo que ficou muito mais expressivo.

nelson paciencia disse...

Também acho que estão muito expressivos. Parabéns.

matilde disse...

Gosto. Acho que ninguem nos bate em improvisar...