Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 27 de dezembro de 2014

Árvores que se prolongam em reflexos da alma




Enquanto desenhávamos o jardim japonês sentadas num confortável sofá no interior da Gulbenkian, depois de termos estado ao frio lá fora, a Sofia Pereira, a Maria Celeste Canongia Lopes, eu, e ainda a Rosário Félix, que nesse momento se aproximou, partilhámos o quanto nos sentimos bem na Gulbenkian. É realmente um lugar de excepção, um lugar que sempre nos faz sentir bem-vindos, um lugar caloroso que está no coração de quem gosta de Lisboa.
Este jardim interior, na proximidade do Grande Auditório é uma pérola, e se nos deixarmos levar por ele, transporta-nos por breves momentos para o Japão tradicional. 
Um jardim japonês conduz-nos por si só a uma atitude contemplativa da Natureza, representando todo o Universo num pequeno espaço. É a sua simplicidade que nos dá essa possibilidade, que nos liga à essência das coisas.                                                                                                             
Tarde do Encontro no Solstício de Inverno nos jardins da Gulbenkian. Aguarela e lápis de cor em diário gráfico.
Jogo de reflexos que prolongavam as árvores para o interior do edifício, criando um diálogo intenso entre espaço interior e exterior, que se interpenetravam. 

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...gosto muito destes desenhos que me recordam este belo encontro...

Rosário disse...

A Gulbenkian continua a ser um lugar único! O teu desenho retrata bem esse "bem estar" que sentimos nesse espaço!

Cesar disse...

Sim, sem dúvida que a Gulbenkian é um lugar mágico que favorece as criações artísticas que resulta em criações mágicas como esta!