Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vida nocturna de Lagos


Durante o inverno, Lagos é só uma pequena cidade no sul de Portugal. Fora do trabalho, os nativos confraternizam com família e amigos, normalmente em bares, cafés e esplanadas, se o tempo o permitir. No verão, a pequena cidade é invadida por dezenas de milhar de turistas que alimentam a economia local por mais um ano e transformam a localidade num movimentado resort à beira-mar. O comércio local trata de acumular para o inverno, como diligentes esquilos, enquanto dura o sol. Uma data de lugares dedicados a turistas abre negócio justamente nesta altura.


A diáspora de nativos que vem passar as suas férias em casa procuram os prazeres simples (e às vezes secretos) que funcionam todo o ano. O B.A. é um porto de abrigo nesse sentido. Um pouquinho fora do trilho batido, esta pequena taverna tem álcool a preços de amigo, um pátio aconchegante e uma tribo de rostos conhecidos.


A recém-aberta Esquina do Fado foi uma agradável surpresa. Um bar de vinho / vendedor de conservas / bar de música atrai uma boa misturada de pessoal e tem frequentes jam sessions de músicos locais que passam lá a noite. Tocam músicas ianques na maioria. Não me queixo - curto à brava um bom blues.


Depois há a mesa de matraquilhos na mezanine do Black Cat, a 50 cêntimos. Os 22 valentes sportinguistas e benfiquistas de metal já levaram muita pancada ao longo dos anos, mas ganham e perdem estoicamente enquanto os treinadores vão e vem. O sistema de bota fora manteve os tipos da direita na mesa durante toda a noite. Eram verdadeiramente imbatíveis e era quase injusto tê-los por lá, mas pelo menos assim, pude acabar o desenho.

(http://pedromacloureiro.com/2014/08/lagos-by-night/)

6 comentários:

USkP Convidado disse...

Uma fantástica reportagem gráfica, muito bom!

João Santos

Rosário disse...

Desenhos fantásticos para não esquecer belas históris!

Manuela Rosa disse...

Adoro! Os matraquilhos estão um espanto! E ser alto permite esta perspetiva picada que é ao mesmo tempo cheia de humor!

Teresa Ruivo disse...

Que giros! Tanta vida, tanta energia...

Fernanda Lamelas disse...

Belos desenhos! Adoro o dos matraquilhos!

Pedro Loureiro disse...

Muito obrigado a todos!