Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Costa leste / costa sul


A diversidade da costa de Lagos contabiliza muita da beleza da região. A costa leste, mais próxima do centro da cidade, é acidentada, com falésias de arenito e calcário que cedem inverno apos inverno. Pequenas praias de areia grossa podem ser encontradas nos meandros da falésia. Diz-se que estas praias rochosas terão sido portos de abrigo para os navios piratas que assolavam a zona séculos atrás. A praia Dona Ana é uma dessas praias. Dividida em dois por um maciço natural, nesta pequena praia funcionam vários ambientes diferentes. A zona central mais movimentada é ocupada por famílias e é donde partem os botes motorizados das visitas às grutas. A parte escondida só é acessível na maré baixa e por isso é um pouco mais resguardada. Mas à medida que se aproxima o meio-dia, não há zona que fique sossegada por muito. A pacífica neblina matinal é substituida rapidamente por um brilho contrastante do sol, por gritos de crianças e conversas em várias línguas. É das poucas praias em Portugal onde se pode apreciar o nascer do sol no horizonte do mar.


O Porto de Mós é uma única praia que ocupa a maior parte da costa sul. As falésias continuam na paisagem, mas a areia mais macia domina o território. Esta praia costuma ser o ponto de encontro de grupos de amigos que frequentemente se interligam. As dimensões do areal proporcionam ampla área para desportos de praia. O mais comum é as famigeradas raquetes - ou ténis de praia - instrumento de percussão mais usual das praias de Portugal, com o seu característico tac! tac! tac! Algo como um enorme e preguiçoso pica-pau que, volta e meia, faz uma pausa no trabalho.

Bela vida a do sul!

(http://pedromacloureiro.com/2014/08/east-coast-south-coast/)

4 comentários:

Maria Celeste disse...

...que bela descrição do sul de Portugal...
... e saber que até se pode ver o sol a nascer do mar...
...gostei muito...

Manuela Rosa disse...

Maravilhosos texto e desenhos!

Cesar disse...

os desenhos estão óptimos e o texto faz parte do desenho... mas fiquei "vidrado" nas belas manchas da primeira aguarela! muito bom.

Pedro Loureiro disse...

Obrigado caros!