Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 20 de julho de 2014

REGISTO DE UMA EXPOSIÇÃO EM BELÉM_2014.

A actividade desenvolvida pelos USKP não se relaciona apenas com os resultados dos conhecidos Encontros. Outras circunstâncias também primariam registos gráficos, como o caso de exposições de diversos autores, de artistas de diferentes campos.

Ana Pérez-Quiroga diz "antes morta que burra" . No âmbito do Projecto Travessa da Ermida no MAP - Museu de Arte Popular, há algum tempo atrás,  foi inaugurada uma exposição desse lema que decorreu no passado dia 3 de maio, sábado, às 17h00 e  permaneceu até 29 de Junho.

Nascida em em Coimbra em 1960, a artista “tem desenvolvido um corpo de trabalho que assenta numa contínua diversidade do fazer e num questionamento do quotidiano”, texto que se pode constatar-se através de um comunicado de imprensa.

Ana Pérez-Quiroga é licenciada em Escultura (FBAUL), mestre em Artes Visuais Intermédia (Universidade de Évora) e doutorada em Artes na Universidade de Coimbra.

 Trabalha essencialmente com instalação e fotografia. 

 ‘Antes morta que burra’ título dessa exposição foi um trabalho em que “uma peça constituída por diversas orelhas de burro, construídas em feltro, nas quais se inscrevem ditados populares bordados alusivos ao ‘burro’. Como nota curiosa, segue-se neste suporte  uma lista de provérbios pesquisadas pela escultora, apresentada ao público como fazendo parte do seu trabalho.

(Como nota extra, elucido que não obstante eu ter dado conhecimento prévio via telefone antes de dirigir-me ao Museu, também fui atingida por na altura da minha deslocação ter-me  sido comunicado não estar autorizada a pintar dentro do Museu de Arte Popular. Fez-se o melhor que consegui e sei de antemão que outras exposições estarão patentes no mesmo Museu. O que se pode fazer?).
Fig 1. Imagens colhidas sobre trabalho da escultora ANA PEREZ-QUIROGA.
Fig 2. Uma série de provérbios investigados pela autora e que acompanhou a respectiva exposição.

Sem comentários: