Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Os barcos do Seixal

No dia 19 de Julho fui ao Seixal para colaborar com a Manuela Rolão num dos seus magníficos workshops. Como não apanhei transito cheguei muito cedo. Decidi explorar aquela terra maravilhosa. Deparei-me com várias embarcações tradicionais, todas restauradas que me deixaram fascinado e com uma enorme vontade de as desenhar. Assim fiz. Estava quase a terminar o desenho quando de dentro do barco laranja sai um senhor que, naturalmente, me perguntou o que estava ali a fazer. Mostrei o desenho. O Senhor José Jerónimo, apresentou-se e ficou muito agradecido com o desenho que fiz. Pediu-me um cópia e explicou-me que o barco era dele, que tinha sido restaurado e que em breve iriam escrever com as letras tradicionais o nome do seu barco: Primavera. Foi uma excelente maneira de começar o dia. Mais tarde o Senhor Mário Custódio veio ter comigo para me explicar um pouco da história daquelas embarcações e do projetode que faz parte. Podem consultar aqui: http://projetoraposinho.blogspot.pt/

Para além da simpatia que demonstararam, Os senhores José Jeronimo e Mário Custódio transmitiram uma paixão por uma arte que deve ser preservada. Através do desenho podemos ajudar a divulgar este património. Por isso este poderá ser um dos próximos temas de desenho.

4 comentários:

Rosário disse...

Gosto muito deste colorido bem conseguido!

Maria Celeste disse...

...lindos barcos e linda história...

Manuela Rosa disse...

E viva a história e as gentes do Seixal! Parabéns pelo desenho que tive a sorte de ver ao vivo!

Unknown disse...

Fantástica a magia que consegues fazer com os marcadores. Obrigado pela partilha. Abraço