Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Patinetas!

 Mesmo em frente ao MACBA, o Museu de Arte Contemporânea, a Plaça dels Àngels em Barcelona foi apropriada pelos skaters locais, que encontram no pavimento liso da praça e nos degraus de calcário do Museu um terreno propício ao bom desempenho das rodas de poliuretano.
 O facto de se terem tornado uma atração turística, da praça ser um ponto de passagem pedonal e de estar guarnecida de esplanadas e tendas de bijutaria, não parece incomodar esta tribo urbana, concentrados que estão na execução das mais variadas acrobacias.
O grupo vai variando, saem algumas caras, entram novas, mas a afluência é quase sempre a mesma. A pista não comporta todos os skaters ao mesmo tempo. Alguns recuperam na sombra. Ao final de algum tempo, há uma ordem orgânica que se evidencia, há um tempo para cada um, não há colisões, apesar do trânsito ser em quase todos os sentidos, e há um burburinho muito satisfatório, ou mesmo algumas onomatopeias quando um deles executa com sucesso uma acrobacia mais difícil - como num concerto de jazz.

5 comentários:

hfm disse...

Gostei.

Manuela Rosa disse...

Olá Pedro! páginas cheias de movimento e registos rápidos muito interessantes.Adorei a descrição também.Talvez um dia publiques ambos: desenho e hitória, pois és muito hábil nesta conjugação!Imaginei-me num concerto de jazz no momento de um fantástico solo!

Vicente disse...

As tuas figuras humanas têm sempre um ar de personagens de uma história que apetecia acompanhar.
Um abraço.

Maria Celeste disse...

...gostei do desenho do movimento,do contar do ambiente organizado dum evento que só aparentemente é caotico...
...há criação no teu desenho...

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todos! :D