Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

domingo, 30 de setembro de 2012

Noite Europeia dos Investigadores 2012

Ao 30º encontro dos USKP, a minha primeira participação.
Alguns desenhos feitos ao serão, no pavilhão do conhecimento em Lisboa
(caneta BIC 1,6mm sobre bloco LALORAN 10,5 x 11,5, marcadores TRIA da Letraset)
 


 

Noite dos Investigadores

Passagem para... o conhecimento.

Mata do Buçaco

Alguns desenhos feitos na Mata do Buçacom enquanto acompanhava o evento www.fmb.pt/index.php/pt/18-home/125-encontro-de-desenhadores-bucaco.html





 
 


Mais desenhos em http://draughtmancontract.blogspot.pt/2012/09/bucaco.html



 

Mata e Hotel do Buçaco






Museu das comunicações

Na secção das diligencias, a zona onde arranjavam as rodas partidas, e colocavam as ferraduras caídas....

30º Encontro







Uma tarde muito bem passada no pavilhão do conhecimento. 

MARROCOS

 
 
 

metro ISMAI

Faltavam 15 minutos para o metro arrancar para o Porto. Desde que o diário esteja por perto, nunca há tempos mortos e aborrecidos… Instituto Superior da Maia, Portugal, 10.09.2012

Area serviço

Achei a disposição destes "potes"(não sei bem se é assim que se chamam mas acho-os muito grandes para cantaros)interessante...

sábado, 29 de setembro de 2012

Noite dos investigadores


noite europeia dos investigadores



...aqui vão mais desenhos feitos ontem à noite no pavilhão do conhecimento...

Noite Europeia dos Investigadores 2012







TICKET 1 (hcd#0)

Caneta ballpoint, Colagem, Grafite e Pastel s/papel; 20.5x14.5cm; 2012

 Sendo esta a minha primeira publicação aqui no "Urban Sketchers Portugal" será conveniente me apresentar, chamo-me Helder e já ando nestas "lides" de Diários Graficos à muito tempo. Embora o prefira chamar de "caderno de bonekos, de idéias ou de experiências", mas sou um defensor convicto do mesmo, pois qualquer artista deverá estar em constante desenvolvimento, e a prática constante da observação e primor no traço, são ferramentas essenciais para a sua evolução artística, quer se movimente na área da pintura. desenho, escultura, instalação, ilustração etc. ou simplesmente pelo puro prazer de rabiscar, experimentar ou colocar ideías e pensamentos no papel. Os meus "rabiscos" são feitos em blocos de desenho onde personalizo suas capas e contra-capas com colagens e pintura (numa próxima ocasião irei concerteza aqui colocar alguns exemplos), as técnicas que utilizo é uma fusão de colagem, pintura (acrílico, pastel ou aguarela), desenho (caneta e muito raramente grafite), a temática é variada, mas gosto de desenhar pessoas, animais e lugares abandonados onde a flora aos poucas invade ruinas ou objectos inanimados. Qualquer sketch à vista que faça, tento atualmente que o seu resultado final seja um pouco mais elaborado, no sentido da composição e  conceito, ou seja, que tenha uma linguagem e uma leitura contemporânea. Alguns destes "apontamentos" são enviados via correio postal, para outros artistas no mundo inteiro, isto devido ao meu envolvimento no movimento da Mail Art (Arte Postal). 
 Este trabalho é o primeiro de uma série de "bonekos" que tem como base o objecto bilhete/senha no mundo quotidiano de cada um de nós, tendo sido este feito na estação dos comboios de Vila Franca de Xira, por volta das 7.30h da manhá de ontem, enquanto esperava tal como outros passageiros pelo "blindado monstro" de ferro. Nele usei um bilhete antigo que no dia anterior encontrei numa outra estação, perdido num recanto da plataforma de espera, o mesmo desenho após um rápido esboço para apanhar todos os elementos do mesmo, foi durante o dia sofrendo algumas alterações até chegar ao resultado aqui exposto. 
E é isso, espero não ter abusado nos parágrafos, a próxima "postagem" será concerteza bem mais económica em palavras :)
!namaste!

cozinha laboratório

...aqui vai um dos desenhos feito na noite de ontem e finalizado hoje de manhã...
...difícil de desenhar tanto movimento...
...mas é desafiante...

30º encontro de diários gráficos_pavilhão do conhecimento


30º encontro de diários gráficos_ noite europeia dos investigadores




sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Açores

 
 

Esquerda do exterior sobre o jardim do Palácio de Sant'Ana. Direita do interior do Jardim José do Canto ambos em Ponta Delgada e com espécies raras e muito bem cuidados.

Marrocos

Experiência em cartolina.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sábado de passeio

No último sábado decidi que queria ir desenhar. Não aproveitei tanto como queria mas saio sempre de casa a pensar que vou desenhar metade da cidade e depois nunca acontece.

De qualquer forma, fiquei contente com o resultado final. Só tive pena de no segundo desenho ter ficado ao sol e por ter suado dos dedos ter manchado o primeiro desenho. Estava a usar uma caneta de aparo Lamy Safari. Chateei-me e fui nessa tarde comprar tinta à prova de água. Será que alguém tem alguma técnica para ter mais cuidado com estes acidentes?

Espero que gostem.

Esplanada do Vela Latina
Prédios em frente à Igreja de Arroios

A estrada.


Tenho andado fora de órbita mas não fora dos desenhos, tenho andado a percorrer várias "estradas" e feito vários atalhos, mas finalmente consegui ter tempo para voltar a este grupo!! há muito tempo que já cá não vinha, e quero desejar  a todos uma muito boa noite!!!


mais rabiscos da estrada aqui.

MARROCOS


Nuvens

Há 2 dias ao fim da tarde,ia eu carregada de compras na Av. de Roma,olho para o céu e vejo estas nuvens cinzentas escuras que me pareceram 2 olhos. Não resisti fotografei-as com o telemovel e desenhei quando cheguei a casa.