Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PROPOSTA DE UM LIVRO INFANTO-JUVENIL (ILUSTRAÇÂO_nov12)

 
 
 
Ainda neste ano, na FBA Lx, mediante a proposta de uma conhecida editora decorreu um workshop “ILUSTRAÇÃO COM TRATAMENTO DIGITAL” orientado pelo Ilustrador e Arqº Richard Câmara.
 
Após a investigação em imagem do Rei (conseguida através da Internet), foi implementado um estudo adequado ao tema, conforme consta do suporte em papel vegetal(em cima).
 
 
Transcrevo (em cima) os passos a cor, em CS2, com a respetiva paleta.
 
Produto final da imagem.
 
 
Finalmente, a inserção adequada ao texto e da imagem.
Antecipadamente, a mesma editora (não me compete por questões de ética e de falsa propaganda, como é obrigatório, citar o nome dessa empresa editorial), distribuiu aos participantes desse workshop um extrato de um texto “História às Cores”. O objetivo seria testar uma ilustração de um livro de natureza infanto-juvenil.  Escolhi o item 40/41 ( que se lê mais abaixo junto a uma das últimas etapas deste desenho gráfico). De acrescentar um magnífico princípio - durante o evento a simpática representante da editora esteve presente nesse evento, acompanhando pacientemente um dos nossos passos finais, dando opiniões e esclarecendo as dúvidas aos participantes, o que se assinala como algo de muito importante.
O aludido workshop de ilustração surgido através do CEAM, constante do programa da FBA, despertou muito interesse, motivação, tendo-se verificado grande interajuda entre os intervenientes.
Após estas palavras, seguem-se uma breve síntese da forma como executei o produto final de uma imagem gráfica.  Apliquei o Photoshop CS2 e organizei um portfólio conforme instruções dadas.
Neste estudo foram formalizados os seguintes percursos: desenho inicial; hipóteses apresentadas; estudo da cor com a respetiva paleta final; produto final. De permeio várias alterações até  se obter o resultado pretendido (que aliás não foi fácil).
OBS: Devo acrescentar que tentei retificar o trabalho  algumas vezes porque algo me saia errado, mas consgui!
Após a concretização deste trabalho, foi enviado um exemplar ao Arqº. Richard Câmara, Coordenador do workshop e um outro à Editora que colaborou nesse evento e por colagem, consta do meu meu Diário gráfico.
Este foi um projeto para ilustração de um livro infanto-juvenil, que eventualmente poderá promover novos contactos e oportunidades.
Serve esta para mais tarde recordar e aplicar o procedimento. e ainda, recordar com viva saudade o espaço da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBA).


2 comentários:

Maria Celeste disse...

...gosto muito deste trabalho e das explicações dadas ....
...deve ter dado muito trabalho e muito goso fazê-lo....
...hà uma verdadeira interação com o texto...
...espero,em breve ver o livro...

matilde disse...

Espero ver o livro , deve estar muito interessante...e dado imenso trabalho...