Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

sábado, 31 de Dezembro de 2011

um bom 2012!

2011 ( RESUMO )

Junho - Hospital de S. José, Lisboa

Julho - Teruel

Junho - Leiria.

Ficaram de fora ( por não ter desenhos por publicar ) os encontros de Santiago em Maio, Castelo Branco em Março e Lisboa em Fevereiro. Espero que 2012 seja um bom ano para todos. Vamo-nos "encontrando" por aí.

2011 ( RESUMO )


Julho - Symposium
Novembro - Benfica

Dezembro - Évora


Dezembro - Bairro Alto

Em jeito de despedida do ano de 2011 resolvi publicar um resumo do que foi o ano em termos de encontros.

Que 2012 nos traga outras tantas boas andanças como o 2011. Em Évora deu-me muito gozo reconhecer a reviravolta e o alvoroço renascentista que ali se viveu no séc. XVI. Há sempre coisas a descobrir e parece que as descobrimos melhor desenhando-as. Aqui interessou-me a harmoniosa proporção dos arcos e das arcadas que os arquitectos renascentistas foram recuperar à antiguidade.

Que o novo ano nos conserve abertos ao mundo, aos outros e a novas experiências. Um desenho do Cláudio num momento WIP, na Rua Garrett, antes do Natal. Obrigado a todos e um bom 2012.

Best of 2011


Que em 2012 sejamos melhores como pessoas!!o resto é conversa!!!bons desenhos e venha lá mais uma ano:))

Feliz Ano Novo


Que finalmente em 2012 se perceba que o fim último da vida não é o sucesso, mas sim a felicidade.

CÁCERES



Hoje fizemos uma pequena viagem até Cáceres para ver a exposição de presépios da Primeira dama de Portugal. De bónus deparámos com uma exposição de esculturas em bronze de Rodin em plena "Plaza mayor".



A árvore com a sua ramagem em diferentes sentidos mostra-me que, mesmo em ano difícil, há sempre diversos caminhos; há que os saber procurar.

BOM ANO!

sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011

Molho de Grelos


Com o hábito de desenhar tudo o que me aparece à frente, foi com grande emoção que vi pinturas de grandes mestres representando coisas comuns. Refiro-me à exposição de «A Perspectiva das Coisas - Naturezas-Mortas na Europa 1940-1955», na Gulbenkian. E para quem não assistiu ao programa «Câmara Clara» de 6 de Novembro, recomendo vivamente vê-lo no site da RTP: http://camaraclara.rtp.pt/#/arquivo/232, e deliciem-se com a extraordinária visita que Rui Mário Gonçalves nos proporciona.

Com este Molho de Grelos, aproveito para desejar um Bom Ano a todos aqueles que o merecem.

Serra d'Arga




Estes foram os últimos registos feitos no dia 27.12.2011, ao longo do percurso pedestre “Trilho da Chã Grande”, na Serra d’Arga. No inverno é mais complicado porque o sol põe-se por volta das 17h30… No entanto parece que aqui na serra isto acontece ainda mais cedo. Por causa da montanha que se situa a Oeste, grande parte da paisagem, por volta das 16h, já se encontra em sombra. Este percurso é o maior dos 4 com 12 km. O frio aperta… Ficou a vontade de passar mais tempo na serra a desenhar. Os Garranos, os pastores e as ovelhas, as casas típicas, as texturas, os cheiros, os sons, etc. Faltam ainda dois percursos.
Serra d’Arga, Caminha, Portugal, 27.12.2011

sHoEs...

O Natal, a mim, trouxe-me uma gripezita. Portanto, para passar o tempo, estes dias têm sido muito produtivos em desenhos, e nada escapa... Comecei ontem algo que espero que resulte numa série de desenhos de sapatos... a ver vamos...

Bom Ano a todos!! =)

********


Mesmo com a necessidade de estudar para os exames que se aproximam, não resisti a um muito rápido desenho :-)

estação Rossio_Rato_Lisboa




acho que fosse importante digitalizar e publicar este duas "sketch gouache",
para esta cidade, e para a sua multidão de lugares magnificos!!

quinta-feira, 29 de Dezembro de 2011

No Intercidades

Numa viagem as pessoas adormecem com facilidade!

A Carolina

A Carolina, uma aluna minha do 12ºano, está a desenhar que se farta.
Nesta aula, em que tinham de desenhar a mão deles a segurar numa ferramenta e distinguir as texturas da pele, da madeira e do aço, só com lápis de grafite, desenhou uma mão incrível!

Enquanto isso, estive a desenhá-la também com grafite. Não uso muito, mas gosto de desenhar com os materiais que eles estão a usar...

Alfama.

Anta da Matança, Fornos de Algodres


Rua José Carlos da Maia - Parede

Serra d'Arga



Serra d'Arga, Caminha, Portugal, 27.12.2011

Urban Sketchers Portugal - Norte

É com muito prazer que vos anuncio que temos mais um blog USK em Portugal. A partir de agora temos o Urban Sketchers Portugal - Norte.

Quem viver do Douro para cima, desenhar em cadernos e quiser mostrar o seu trabalho, é só meter-se em contacto!

Bela prenda de Natal atrasada!!

Natal

O majestoso andar do meu primo mais novo

Rosa de Toucar

No alvoroço da abertura das prendas nada melhor que um desenho cego

Plantas qu encontrei pelo caminho

Este desenho foi o auge do meu dia de Natal. Enquanto eu desenhava o galo, a galinha da esquerda pôs o ovo da direita e o galo, que era quem eu estava a desenhar, começou a cantar. Fascinante!

Bolo de Natal - Esqueci-me de contar a história deste bolo na anterior publicação (sim porque o meu Natal foi cheio de histórias). Ora a minha avó, que faz sempre este bolo, este ano descuidou-se e deixou-o queimar. A mim não me faz grande diferença porque eu e as nozes não nos damos bem, no entanto o bolo tem uma boa "cara" para ser desenhado. Bem, eu, no momento em que o estava a colorir, ainda pensei em fazê-lo com o seu real aspecto (um pouco bronzeado) mas em virtude dos inúmeros Natais em que o bolo arregalava os olhos de quem o observava, tentei reproduzi-lo com uma aparência mais apetitosa.


Bem, este Natal fartei-me de desenhar. Estou intrigado com esse facto e vou explicar porquê. De 24 para 25 deitei-me relativamente cedo e levantei igualmente "cedo" no dia seguinte o que não era nada habitual. Não sei se o meu lado de criança está a desaparecer, se de facto acabou e estou a ficar adulto ou se simplesmente estou cansado. Assustador!! Bem, o que é certo, e isso definitivamente não foi nada mau, foi que dia 25 fui fazer uma caminha familiar que resultou numa caminhada gráfica para mim.
Acho que nunca tive um Natal tão produtivo e experimental no sentido em que experimentei muitas coisas durante essa caminhada como desenhar animais, comidas, desenhar a andar atrás das pessoas, entre outras coisas.
...Ficam aqui algumas dessas experiências...

barba .

Não sei de onde é, nem sei o que há nele.
Só sei que há expressões e barbas bonitas.