Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

As Alentejanas #4



No Elvense, um antigo guarda-redes mostrou-nos o salão nobre do Clube, a poeirenta sala de troféus, e ainda tomamos café com o cunhado do Vidigal enquanto uns miúdos assistiam à telenovela, ou coisa do género.


De regresso a Lisboa, em Vila Viçosa, que se preparava para a Festa dos Capuchos com cercas de madeira em torno da praça principal, comemos As Melhores Empadas De Galinha (título anteriormente detido por uma taberna na praça central de Arraiolos), num café cujo nome infelizmente me escapa!

Castelo S Jorge

Uma tarde em Santo Aleixo da Restauração

Workshop Diários Gráficos

No fim de semana de 17 e 18 de Setembro, fui ao workshop de diários gráficos com o Richard Câmara. A desenhar desde o Rato até ao Cais do Sodré e no dia seguinte no sentido inverso! Este foi o desenho que fiz no Miradouro de S. Pedro de Alcântara: primeiro a mancha a cor e depois alguns elementos a caneta.

Viseu: Pensamentos


Confesso que se algumas vezes gosto do resultado da aguarela. Tenho outras que detesto. Esta relação está bem longe do casamento perfeito. Algo me diz que me dava imenso jeito ter alguém que desse umas "luzes" sobre a matéria, pois sozinho não estou a encarrilhar… e até estou num comboio!

Meros testes para ver como devia aplicar mais água e menos tinta. Ainda não atinei com as cores nem com a quantidade de tinta que a mesma leva. Maldito cérebro que me manda deixar as aguarelas de parte… mas não vai vencer! Demore o tempo que demorar quero chegar a melhores resultados!

A primeira mensagem












Alguns momentos de Buenos Aires. Dedicados ao Mário que me enviou o convite e a quem prometi vir cá de vez em quando... :) abraços





18 Agosto 2011




É impressionante o que as pessoas mudam... nós temos a capacidade de nos transformarmos e crescer com as nossas experiências de vida... assim foi... cresci! Nesse dia em que senti que evoluí fiquei radiante e inspirado pela companhia e fiz este desenho da vista para o cabo da roca! Em tempos este lugar estava ligado a outra pessoa. Hoje, depois de achar que nunca iria conseguir esquecê-la, este lugar está ligado a um outro sentimento! É assim a vida...
A sombras dos suaves declives das rochas deixam uma paz de alma a quem as contempla como se tivéssemos a adivinhar que o dia de amanhã irá surgir também... as ondas vêem uma após outra carregando ainda mais no sentimento... enfim...

Ainda Ponta Delgada


Os últimos feitos em Ponta Delgada e que acabaram o caderno que andava pendente desde o ano passado.

Seguir-se-á o novo sektchbook que percorrerá as 3 ilhas por onde andei - Faial (onde montei arraiais), Pico e S. Jorge.





arvore_jardim da estrela_lisboa

...uma arvore, o silencio, a memória

DIAS DE AGOSTO 11_0




O Verão está a desaparecer mas a água e as recordações dos dias felizes ficam.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Praça do Município

Este desenho é bastante irónico.

Sempre achei estes cadernos panorâmicos da Moleskine demasiado baixos, o que limitava bastante a construção do desenho.
Neste, embora tenha optado por desenhar ao alto, a verdade é que para caber lá a praça toda, tudo tinha de ficar pequeno...

São estas as maravilhas dos cadernos. Obrigam-nos a descobrir pequenas belezas momentâneas...

XVIII ENCONTRO DE DIÁRIOS GRÁFICOS

Estamos todos com "ganas" de nos encontrarmos para desenhar.
Sábado, dia 15 de Outubro, às 14h30 no terraço do mercado do Chão do Loureiro, estão todos convocados para o próximo encontro de Diários Gráficos, que vai coincidir com o Skketchcrawl mundial.

Nas Caldas da Rainha também vão desenhar compulsivamente!


Rua Dr. Couto Jardim em Vila Viçosa, ou, como é mais conhecida, rua dos Fidalgos, que liga a Praça ao Palácio Ducal.

Trás-os-Montes de Brompton







Um périplo por Trás-os-Montes propiciou-me, com a ajuda da minha Brompton (vais adorar, Mário!), momentos de verdadeira paz, propícios à contemplação da magnífica paisagem granítica.

Aqui ficam os registos da ponte romana junto ao castelo de Algoso, e do castelo de Mogadouro.

46º CHALLENGE_A DOIS TEMPOS_SET11

Este desenho cego já estava feito - vem com atraso. No entanto, procuro tanto quanto possível cingir-me aos quesitos pedidos, neste caso em dois tempos, objetos expostos numa mesa.

EXPRESSÕES DE FORMA HUMANA_1_SET11


Expressões de Figura Humana - Poses de duas situações: em transito e no atendimento.

Challenge XLVII



Caneta de feltro.

Challenge-XLVII



No fim de semana passado, por outros compromissos, e com grande pena minha, não pude estar em Viseu. No entanto, por onde andei, (Beira Alta: aldeia de São Sebastião, Almeida, Castelo Bom e Castelo Melhor) também risquei. Neste caso, para o interessante e pedagógico challenge-xlvii que o professor Krenz propôs.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Londres

No dia a seguir a voltar da Amazónia parti para Londres às 5 da manha, fiquei lá durante uma semana na casa do filho de uma amiga da minha mãe que estuda lá e passa as férias em Portugal. Fui com a minha mãe, a minha irmã e uma amiga minha, durante o dia eu andava com a minha amiga a ver os museus e os sítios que queriamos, a minha irmã andava com a minha mãe a ver as coisas dela e à noite encontravamo-nos para jantar. Depois do jantar a minha irmã e a minha mãe ficavam em casa e eu e a minha amiga iamos para os pubs. A casa era muito pequenina, porque era só para uma pessoa por isso a minha mãe e irmã dormiam na cama de casal, a minha amiga dormia no sofá e eu dormia no chão com 3 almofadas em baixo de mim.

Covent Garden

Hyde Park

Hyde Park

Hyde Park

Coca-Cola do Tate

Na rua
Múmia no British Museum

V&A

Saint Paul's Cathedral vista de longe

No Aeroporto

À porta do pub

À porta do pub

No Irish pub

No jardim ao pé de nossa casa em Earl's Court

No jardim ao pé de nossa casa em Earl's Court

No jardim ao pé de nossa casa em Earl's Court

No jardim ao pé de nossa casa em Earl's Court

À porta do pub

À frente da National Gallery

No Irish pub