Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quinta-feira, 31 de março de 2011

A Gare Marítima é uma fronteira em vias de desactivação, em breve não precisaremos mais de passaporte para ver os painéis do Almada. Os refugiados fugidos da segunda guerra despediram-se ali do continente europeu mas não chegaram a ver edificada a Gare do Pardal Monteiro. Nós sim, para muitos que embarcaram para outras guerras esse foi o ultimo chão português.

Nossa Senhora da Nazaré.




foi daqueles dias que não vou esquecer... desenhar lugares fantásticos com amigos ao pé é do mais sublime que pode haver... este dia foi um deles, ainda por cima tive a sorte de poder desenhar o nosso património na Nazaré...

Desenhos no metro


Mais desenhos no metro, desta vez com cor

Challenge XLII - Património Arquitectónico

Há uns dias atrás o 'meu' 12ºano foi desenhar fachadas da Av.Central de Braga, património por excelência do centro histórico desta cidade.
Aqui ficam alguns exemplos...















Cortinhal


Escultura do Arquitecto e Escultor fangueiro Ascânio Monteiro. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Confesso que não morro de amores por ela…
Desenho feito num caderno Moleskine A4. Fão, Portugal, 31.03.2011

Respondendo ao Challenge XLII do 2º aniversário: -Património arquitectónico

O Arco de São Bento (1758) foi desmontado (1938) e finalmente reconstruído, na praça de Espanha, em 1998.
Exactamente 100 anos separam estas 2 imagens (1911/2011). Penso que o Arco perdeu todo o sentido.
...agora, ninguém o olha, não é ponto de encontro de ninguém, ninguém se encosta a ele...

quarta-feira, 30 de março de 2011


Mais um tronco de árvore.

Challenge XLII







Aqui vão alguns edifícios que registei em desenhos feitos recentemente.
Entre Carcavelos e Caxias os Fortes da costa, o Convento da Cartuxa Laveiras. Caxias e ...mais longe em Viseu a Sé.

CHALLENGE XLII

Lisboa, 6 de Fevereiro de 2011. Uma das últimas vezes que olhei para Património Arquitectónico com olhos de UsK.

Challenge XLII : Ascensor da Glória.

Classificado como Monumento Nacional.

Casa das Histórias Paula Rego


Fiz este desenho há uns tempos, em Cascais! O arquitecto Eduardo Souto de Moura acaba de ganhar o Prémio Pritzker 2011. Parabéns ao Arquitecto!

I Festival de Arte Sequencial na Madeira







Desenhos do workshop de BD, orientado por Roberto Gomes

terça-feira, 29 de março de 2011

Vista da casa a minha tia


A minha tia mora numa mas pontas de lisboa e a cozinha dela tem uma grande vista com os prédios dos subúrbios, como passo muito tempo em casa dela e o meu primo estava a dormir achei que estava na altura de desenhar a vista, não cheguei a pintar os prédios do fundo porque quando acabei cheguei a essa parte já estava nevoeiro e não se via nada

O meu carro fica sempre na mesma esquina, aqui defronte, de 6ª a 2ª feira, com o focinho de fora. É isto que vejo sentada no carro estacionado, cada vez que chego ou parto!... isto também quer dizer que há 6 meses que adio desenhar a torre da Igreja da Misericórdia da Ericeira.
Mais 1 ano de desenhos: Com este desenho termino o caderno "Windsor and Newton" que me acompanhou durante exactamente 1 ano! Deixa saudades pelo conteúdo e formato, a que me ajeitei muito bem.

Ana Salta

Ainda Londres




A bela cúpula da igreja de St. James em Picadilly Street bem perto da Academy onde fui ver a exposição dos desenhos de Watteau.

Tinta da China sépia.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Broas again....



..pois é...

mais um desenho da minha querida Broas... já a desenhei vezes sem conta, ficam aqui mais dois desenhos da minha terra, Sintra Saloia!!!

o primeiro é a lareira de Broas, é como eu lhe chamo, o segundo é o skyline das três árvores há entrada de Broas... é deslumbrante a paisagem, é na verdade um pouco do "sublime"!!! o sublime que muito resumidamente se encontra nas "coisas" pequenas, no pormenor...

...numa nuvem que parece árvore, num final de tarde assombroso, numa flor roxa a nascer por entre as pedras, no nevoeiro matinal da serra, no brilhar das luzes há noite...enfim, podia ficar aqui a minha vida.... vou procurar desenhar o sublime....

Challenge XLII : Serpa e o património arquitectónico.



Em Serpa, a Torre do Relógio, as muralhas de Serpa (ou parte delas onde está inserido o Espaço da Nora) e alguns elementos intra-muros todos classificados e/ou registados no IGESPAR.

domingo, 27 de março de 2011

CHALLENGE XLII
Vila Viçosa: Convento da Esperança visto do alto de S. Domingos.

Jarros










Parabéns ao USK Portugal pelo seu 2º aniversário.

Futebol


Brasil vs Escócia no Café do Chalé, Fão, 27.03.2011

Aqueduto



Feito já há uns meses, mais uma perspectiva Eborense, uma cidade CHEIA de Patrimónios.

Challenge XLII


Como não sei se vou poder responder a este desafio, ficam já aqui dois desenhos que fiz relativos ao nosso património. No primeiro a Sé do Porto, no segundo a bela da Torre de Belém.
A verdade é que é costumo focar-me mais nas pessoas do que nos edifícios ou locais, vamos ver se tenho oportunidade de contrariar um pouco esse "vício" e nesta quinzena desenhar alguma arquitectura.

Challenge XLII

Elaborado pelo Luís Ançã:

O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO

Dia 26 de Março de 2011 é o 2º aniversário dos Urban Sketchers Portugal que já constitui um notável património. Comemoremos tal data olhando para o nosso património arquitectónico.

Por mais esquecido que esteja, há sempre um monumento num bairro, numa aldeia, numa vila, numa cidade ou mesmo longe e perdido da urbe, que faz parte do nosso património arquitectónico, da nossa história. Sugiro uma visita ao site do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) e do SIPA (Sistema de Informação para o Património Arquitectónico) para pesquisarmos monumentos na área pretendida.

O desafio é seleccionar monumentos, mesmo que não inventariados, e partir à aventura para os desenhar. Desenhá-los é eternizá-los.


Ps. Parabéns ao José Barreiros pelo desenho mais comentado no Challenge XLI. Devido a termos o flag dos 2 anos, este próximo ficará online apenas no próximo domingo.

sábado, 26 de março de 2011


Ainda o desenho de um pequeno Almoço tipico do Alentejo. Do tempo em que os queijos frescos ou como se diz por aqui - queijo mole - são de ovelha e frescos. Acompanha um pão caseiro da padaria de forno de lenha. Um pão escuro que não endurece.

Regamos com leite e café de cafeteira. O café que se fazia muito antes do café expresso ser corrente por estes lados.

Enfim, sabores de infancia que é bom recordar, e que partilho convosco.

Nas Estações de Comboios



O primeiro no Entroncamento e o segundo em São Bento.