Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Natal

O majestoso andar do meu primo mais novo

Rosa de Toucar

No alvoroço da abertura das prendas nada melhor que um desenho cego

Plantas qu encontrei pelo caminho

Este desenho foi o auge do meu dia de Natal. Enquanto eu desenhava o galo, a galinha da esquerda pôs o ovo da direita e o galo, que era quem eu estava a desenhar, começou a cantar. Fascinante!

Bolo de Natal - Esqueci-me de contar a história deste bolo na anterior publicação (sim porque o meu Natal foi cheio de histórias). Ora a minha avó, que faz sempre este bolo, este ano descuidou-se e deixou-o queimar. A mim não me faz grande diferença porque eu e as nozes não nos damos bem, no entanto o bolo tem uma boa "cara" para ser desenhado. Bem, eu, no momento em que o estava a colorir, ainda pensei em fazê-lo com o seu real aspecto (um pouco bronzeado) mas em virtude dos inúmeros Natais em que o bolo arregalava os olhos de quem o observava, tentei reproduzi-lo com uma aparência mais apetitosa.


Bem, este Natal fartei-me de desenhar. Estou intrigado com esse facto e vou explicar porquê. De 24 para 25 deitei-me relativamente cedo e levantei igualmente "cedo" no dia seguinte o que não era nada habitual. Não sei se o meu lado de criança está a desaparecer, se de facto acabou e estou a ficar adulto ou se simplesmente estou cansado. Assustador!! Bem, o que é certo, e isso definitivamente não foi nada mau, foi que dia 25 fui fazer uma caminha familiar que resultou numa caminhada gráfica para mim.
Acho que nunca tive um Natal tão produtivo e experimental no sentido em que experimentei muitas coisas durante essa caminhada como desenhar animais, comidas, desenhar a andar atrás das pessoas, entre outras coisas.
...Ficam aqui algumas dessas experiências...

9 comentários:

Mário Linhares disse...

Grande trabalho e reportagem!
É assim que o Desenho muda a nossa vida!!

Estás no caminho certo.

Abraço

Eduardo Morais Araújo disse...

LOL muito obrigado ; )
Acho que vou fazer os urbansketchers sul xD
Abraço

Manuela Rosa disse...

Grandes perspectivas se "desenham" na tua produtividade natalícia! Parabéns!

B.Braddell disse...

gosto muito das flores!!:)

Marilisa Mesquita disse...

desenhos singelos, gostei muito! =)

Vicente disse...

O galo e o bolo são os meus favoritos. Estás com uma produção...

Rosário disse...

Belos desenhos! O bolo devia estar óptimo!

Luís Ançã disse...

Pois é Eduardo, o Pai Natal «abala» ficam outras coisas boas...

Eduardo Morais Araújo disse...

Obrigado a todos pelos calorosos comentários. O meu ego de certo que já não tem frio. : p

Rosário, o bolo não estava assim tão bom, no entanto lembrei-me de si ao desenha-lo.