Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 12 de setembro de 2010

Challenge XXX

Acabada de vir do Symposium em Portland, convidei a Isabel Fiadeiro a elaborar o Challenge XXX.
Acho que ela não se importa que publique o mail de resposta com o desafio para nós:



"Obrigada pelo convite.
Portland foi uma experiência inesquecível e uma oportunidade para mim, aqui encalhada no deserto, de conhecer e ver ao vivo estes urbansketchers cheios de talento. O meu challenge é um dos exercício que fiz com o meu grupo em Portland. O tema era urban people e levei-os a uma conhecida livraria que está sempre cheia de clientes a folhear livros.
A ideia não é fazer um sketch do local, mas captar esta massa de gente que vem, passa, folheia um livro e estende um braço à procura de outro. Desenhar volumes das pessoas, não detalhes, fazer notas das posições, não esquecer de dar uma ideia do background, prateleiras, estantes, sobrepor pessoas sobre outras quando alguém sai e ocupa o seu lugar. Encher páginas destas anotações rápidas.
Um bom sítio talvez seja a Fnac. Eu nunca imaginei que as pessoas se mexiam tão rapidamente numa livraria!

Espero que tenhas percebido alguma coisa deste exercício. A imagem que te envio só é relevante do lado esquerdo e em baixo (...).

Isabel"

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom desafio.
Sketch rapido, muito rapido, o meu preferido.
Massa de gente é sempre dificil e daí um grande desafio.
Parabens pela ideia.

Isabel disse...

e todo o lado direito !!