Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Challenge XII


Com desenho de Monica Cid e sob o tema de Arte Pública, o Challenge XII, proposto pela Erica é o seguinte:


Todos os Povos veneram os seus santos, glorificam os seus heróis, honram os seus cientistas, amam os seus artistas, lembram as suas figuras populares.
A estatuária dum povo reflecte a sua sensibilidade, as suas preferências perante a sua história, concretizando em expressão artística, um sentimento colectivo.
[...]
E é num dos recantos que encontramos uma estátua pequenina, sem nada sabermos dela, rodeada de plantas e flores que parece ninguém a ter feito e que nasceu da terra como as plantas que a rodeiam, ou que sempre lá esteve a embelezar o recanto onde está.

In Ferreira, R. e Vieira V. - Estatuária de Lisboa. Lisboa: Amigos do Livro, 1985.

E com isto não vos quero dizer, obviamente, para se limitarem à estatuária. Não faltam por aí outros géneros de arte pública. Bons desenhos!
Erica

5 comentários:

Anónimo disse...

Vamos a isto... (:

zeta disse...

Desta vez vou ser uma das primeiras a lançar - -me neste repto, pela essência da reprodução deslumbrante. Os traços fazem reconhecer características muito específicas de desenhos de uma Mestra.Vou à procura de outras imagens, relembrando igualmente as indicações de quem conhece de modo muito afincado os passos de construção das estatuárias. Como sei? Pelos registos exemplares do respectivo DG (MC).
Igualmente,terei de me integrar no texto escolhido e se calhar, ler o livro ( por esta não esperava...). Parabéns a ambas.

Maria disse...

Muito boa ideia e muito bom desenho :)

Mário Linhares disse...

A Monica anda desaparecida...

Monica Cid disse...

Que engraçado!!!! :)
Obrigada Erica pelo destaque ;)
Eu adoro escultura!!! Aliás é um pouco por isso mesmo que tenho andado desaparecida ;)
A ver se consigo retomar com mais regularidade a blogosfera. Seja como for, até sábado! ;)