Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A PAR E PASSO DA TERRA DOS MEUS ANTEPASSADOS

A PAR E PASSO DA TERRA DOS MEUS ANTEPASSADOS

Recado à Matilde:

Estás prestes a embarcar para o local que, se calhar, os meus olhos nunca verão - a terra da minha geração. Gostaria de estar a par dos acontecimentos dessa terra. Dá-me a conhecer o uso do dialecto,a música, o festival das formas, das cores, dos sabores, dos costumes,dos odores, das histórias contadas pelos nossos avós, das memórias perdidas nas recordações de infância:tudo isso quase apagados de vez pela indiferença dos que conheceram a existência dessas zona.

Minha querida Amiga - traz-me o perfume da velha Goa. Boa viagem, feliz regresso. Leva, por favor, o teu Diário Gráfico

domingo, 25 de outubro de 2009

Desenho domingueiro

Este domingo fui até ao jardim Botânico da Ajuda, e não resistir a desenhar esta Árvore-da- borracha. O lado esquerdo ficou um demasiado trabalhado e o lado direito de menos... mas as pernas já doíam e fiz um intervalo. Quando voltei, o lugar já estava ocupado!

I. A ESTADIA da Dona APOLÓNIA (idade_85 anos)

II. ANJOS, CORPOS E ALMAS

III. O SERVIÇO SOCIAL do hospital

JAZZ







Apresento hoje três estudos sobre Jazz, tema que representa muito para mim. Meu pai era músico e me ensinou a gostar de música. Nunca aprendi a tocar um instrumento, mas desenvolvi o ouvido e o gosto. Uso o que eu sei fazer - o desenho- para prestar uma homenagem ao meu saudoso pai.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Exposição de Diários Gráficos

Apareçam em Lagos e/ou em Torres Vedras na exposição “Diários Gráficos. Desenho em cadernos”. Estão todos convidados para a inauguração, em Lagos, no dia 31 de Outubro, Sábado, pelas 18 horas, no Centro Cultural. No dia 7 de Novembro e dia 5 de Dezembro também há umas conferências muito interessantes. Vejam aqui o convite, onde explica tudo e aqui o catálogo, com todos os participantes.

Foto de André Carvalho e design de Pedro Farelo

Em viagem


Rugby, Reino Unido. Mercado de rua.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lisboa


Cansei-me de esperar pela minha falta de tempo para aguarelar o quer que fosse, portanto, aqui vão os traçados feitos hoje, na igreja de S. Domingos, no Rossio, enquanto esperava a tia Lilina, que parte para Timor depois de amanhã...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009



Dois desenhos de uma série nova que estou desenvolvendo. Acho legal poder mostrar uma "situação" em andamento. Quem não desenha, ou, pelo menos quem não desenha com seriedade, acha que basta uns riscos e rabiscos e está tudo pronto. Às vezes levamos tempo para decidir. São muitas idas e vindas até a gente se dar o aval para uma exposição.
Esta aí, está quase, creio. Agora é o tempo de maturar. daqui uns dias, vendo e revendo, terei certeza.
Uma ótima semana a todos meus amigos, aí de Portugal!

domingo, 11 de outubro de 2009

Timor-Leste


Mais um desenho de Timor.
Como este foi feito a lápis de grafite, estive a ver um filtro qualquer no photoshop para lhe dar mais expressividade.
Confesso que não investiguei muito...
Também confesso que nem tenho muita opinião sobre o resultado final, mas não há como o lançar na praça pública...



Por sugestão da Cate, aqui fica o original:


O roteiro das três motas, em 2009


Zeta. Lisete Fernandes

sábado, 10 de outubro de 2009

Ninguém posta?

O que se passa? Ninguém posta? (que palavra tão feia). Perderam o pio? Então aqui vão umas botas que já me acompanharam em tantas viagens.