Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

domingo, 31 de Maio de 2009

Na linha de Sintra...



Este senhor estava a ler o jornal quando achei que estava na posição ideal para o desenhar. Ao meu lado estava uma miúda que não parou de fazer um percurso com a cabeça entre o meu caderno e a cara do senhor... já só faltava mesmo colocar a cabeça em cima do meu caderno! eheh

Por acaso o desenho ficou muito fiel aos traços do rosto do senhor e acho que era isso que encantava a miúda ao meu lado...

Enfim... é este o poder do desenho! Aposto que ela ficou com vontade de desenhar também!


No entretanto, o senhor não se apercebeu de nada e continuou a ler o seu jornal gratuito...

sábado, 30 de Maio de 2009

Segurança Social da Av EUA

Mal se dá conta do tempo a passar... ou melhor aborrece quando chega a nossa vez! Os serviços públicos já não são o que eram! Quero de volta a lentidão no atendimento, aquela que nos deixava preencher de desenhos um caderno inteiro!... As coisas já não são o que eram e há sempre quem não goste das mudanças (mesmo que sejam para melhor)... A vida das pessoas depende de uma senha e um nº no ecrán! O Grande Ecrán da Seg. Social(a amarelo)!

Nota: Ainda tive de ouvir duas senhoras a reclamar que estava a demorar muito... realmente!

Noites no Carmo



Uma amiga falou-me que agora de Verão estão a fazer festa todas as sextas no Largo do Carmo.
De facto havia bailarico, mas o desenho convenceu-me mais... desenhei uma amiga e deois pintei com lápis em casa... Pode até não estra perfeito, mas gosto tanto do sossego que me dá cada vez que desenho, não há stress's, não há problemas, o mundo torna-se todo ele bonito!

sexta-feira, 29 de Maio de 2009

Mouraria vista por PeF

Pedida a devida autorização ao autor, deixo-vos com um desenho da Mouraria da autoria de Pedro Fernandes.
Faltei ao evento e já me sinto suficientemente punida por tal... vendo as maravilhas de desenhos criados por todos vós nesta linda zona da nossa capital.
Faltam ainda os desenhos dos colegas que ainda não sabem/conseguem colocar aqui as suas criações. Próxima actividade urgente a organizar: um mini curso de como ser um verdadeiro bloguista a editar postagens com imagens e tudo!!

quinta-feira, 28 de Maio de 2009

+ Mouraria

Pedi à Ketta (uma das pessoas que esteve a desenhar na Mouraria) para digitalizar os desenhos e enviar-me para depois os colocar aqui.

Acho que ninguém se importa e o blog fica a ganhar!

"O primeiro desenho enquanto estávamos à espera dos outros."



"Vista do Largo da Achada."


"Sentada nas Escadinhas da Achada. Do meu lado direito está o Mário e o Salavisa e desenharem a vista sobre a cidade de Lisboa. Este foi o desenho que tentei salvar com uma caneta preta mais grossa... Acho que as aguarelas disfarçaram qualquer coisa..."

quarta-feira, 27 de Maio de 2009

Eduardo Salavisa


Hoje decidi dar uma olhadela ao DG que fiz durante o workshop.

Um dos exercícios que mais gostei foi este: fazer a camisola com mancha e o resto do corpo com linha. O modelo era sempre o Eduardo!

segunda-feira, 25 de Maio de 2009

domingo, 24 de Maio de 2009

Mouraria (II)

E estes foram os últimos dois:
Subindo as Escadinhas da Achada encontramos uma vista incrível sobre Lisboa!



Olhando para baixo (também nas Escadinhas da Achada).

Mouraria (I)

Não quero que pareça que estou a monopolizar o blog...

Aqui ficam os dois primeiros desenhos que fiz na Mouraria:


Perspectiva que ficou demasiado próxima junto às Escadinhas da Saúde (aquelas grandes que vão ter directamente à paragem do 28 no Martim Moniz).


Largo da Achada
- este largo é lixado de desenhar! A inclinação é o dobro da que desenhei...

sexta-feira, 22 de Maio de 2009

As mãos



"Quando desenharem as mãos desenhem-nas grandes" - dizia o Eduardo Salavisa vezes sem conta durante o nosso workshop nas Belas-Artes. Aquela frase ficou-me na memória e agora, sempre que desenho mãos, lembro-me do Eduardo...

Obrigado Eduardo! Resultam muito bem as mãos gigantes!

quinta-feira, 21 de Maio de 2009

Rostos dos transportes

No outro dia aproveitei para digitalizar várias páginas do DG - por isso é que ando a postar com tanta regularidade.



Aqui ficam alguns rostos da linha de Sintra no comboio das 7h35m.

quarta-feira, 20 de Maio de 2009

Encarnação

Neste lugar "emprestado" por um amigo posso pintar e desenhar...

Chill Out

Faltava colorir este desenho feito no restaurante em Aljezur...

Diários Gráficos na Mouraria

O Jardim Zoológico é um bom sítio para se desenhar. Estive lá ontem.

Amanhã anuncio no meu blog o encontro na Mouraria. No dia 23, Sábado, às 14h30 (eu só chego às 15hoo), na paragem do Metro/28 no Martim Moniz. Lá esperamos pelo Pef, convidado de honra. E quem quiser mais aparecer.

terça-feira, 19 de Maio de 2009

Coimbra


No passado dia 27 de Abril estive no Portugal dos Pequenitos (sempre pensei que se chamava Pequeninos). Já não ia lá há anos incontáveis...


Além do esboço das miniaturas das casas "típicas" portuguesas do Cassiano Branco, um desafio apresentou-se de forma irresistível: o parque infantil!!

segunda-feira, 18 de Maio de 2009

Nas aulas...


Na passada quinta-feira foi a última aula de apresentações de trabalhos teóricos de Eco-Design e Sustentabilidade.

Quando os trabalhos são 99% apresentados de forma oral (e 90% são lidos), o tempo demora a passar...
... é nesse momento que entra a caneta preta em acção!
:)
Feira do Livro - Lisboa - 17 de maio
Não é nenhum céu "aquarelado" da Rosa, 
mas que sabe um dia eu chego lá!! hehehe... 


Falando nos gelados de Milão... me lembrei dessa colagem! 



Alfama 2

Finalmente a fotografia do grupo, quando estivemos em Alfama. Mesmo a chover continuámos a desenhar. Assim é que é.

Diários Gráficos na Mouraria




O convite está feito.

Só falta decidir o ponto de encontro!

Monsaraz (ainda)

Decidi fazer uma experiência no Photoshop. Não que esteja chateado com as aguarelas, antes pelo contrário.

Não gosto muito do resultado final. Parece-me demasiado artificial...



Neste decidi misturar as aguarelas com o Photoshop. É tudo pincelado menos o céu. O rapaz de vermelho sentado no muro foi o representante de Espanha em Monsaraz!



Este foi integralmente aguarelado à mão, mas acho que ficou muito "pesado"...



Finalmente, um que não tive coragem de aguarelar...


domingo, 17 de Maio de 2009

Parabéns Joana!

(a desfocada está muito melhor)




Obrigada Joana por nos teres convidado!
Foi muito divertida a tua festa!
Os desenhos não os houve, mas a máquina esteve lá e reteve o momento... Sempre podemos a partir das fotos fazer desenhos, se bem que isso não conta para o diário gráfico, julgo...
Boa disposição, bons queijos, excelente experiência de assistir ao vivo à loucura da banda de rock (nunca mais me vou esquecer!) e mesmo sem desenhos nossos nas fotos de grupo está um painel de desenhos de um professor colega do Salavisa feito a grafite! Admirável trabalho!
Só tivemos pena de não termos tido a presença dos ausentes... Por onde andam?
Dêem notícias!

Na feira!


Olá amigos! Gostei muito de vos ver de novo hoje!

Mais uma vez as experiências levaram a remendos, neste caso teve caneta de feltro azul-ficou mal- levou guache em cima - ficou mal porque caneta não era à prova de água - pintei com pastel de cera o céu. Mas como achava que estava tudo muito confuso arrisquei: Pintei em azuis a lápis de cor as roupas das pessoas e amarelo para os sacos, malas e alguns livros. Descobri uma série de lkápis de cera azuis e resolvi à experiência pintar por cima dos lápis de cor. Ha! As árvores é com guache branco esverdeado. Por fim resolvi pintar os cabelos de castanho, lápis aguarelável. Para resolver espaços muito confusos (por trás das pessoas que estão em primeiro plano), simplesmente pintei de preto...

Uma grande caldeirada e muito sono à mistura. Não consegui entregar a tempo na feira (como o Salavisa pediu) mas é sempre bom fazer experiências de materias... mesmo cheia de sono...


ha... amanhã para quem não pode ir hoje, combinámos em Braço de Prata às 19h!

quinta-feira, 14 de Maio de 2009

Feira do Livro

No Sábado, dia 16, lá tenho que estar na Feira do Livro. Às 16h30 no stand da Quimera (primeiro do lado direito de quem sobe). O encontro pode ser lá. O que lhes parece?



No último dia antes de apanhar o autocarro das 16h, fomos à praia e apesar do tempo instável e do vento, estava-se bem... Julgo que esta é a praia da Amoreira vista do lado esquerdo.

Ontem em casa colori, a lembrança da paisagem não era muita e coloquei aquelas pinceladas de azul, de um mar que nesse dia estava tão revolto e cheio de ondas....


Nesta noite e depois de um dia muito cansativo, por estranho que pareça às vezes até as férias cansam..., a Maria e eu demos um banho no Gaspar enquanto os pais dele saíram... estava a chorar do cansaço, do vento, da fome, do sono... e a Maria teve esta excelente ideia! Depois da banhoca adormeceu que nem um anjinho... e quando os pais chegaram ficaram todos felizes! Parece que lá em casa de repente ficou tudo calmo, as pessoas falavam baixinho, a Marta (a mãe) tirava ervas secas de uma manta, eu desenhava e as outras duas mulheres (a Maria e a Cecília) ocupavam-se com os seus afazeres....




Já tarde alguns de nós seguimos para o Chill Out, um restaurante "5*" em Aljezur, todos os dias andávamos a jantar à 1/2 noite, e esta não foi excepção. A Cecília estava "fresca" acabada de chegar de Lisboa para ir cuidar de um amigo nosso tetraplégico e só sorria de satisfação de respirar o ar do campo... e também por causa daqueles genes brasileiros que nos fazem pensar que o povo brasileiro está sempre feliz :)... meia nervosa deixou-me fazer dois desenhos enquanto ajudava a dar comida ao nosso amigo... e o sorriso dela era mesmo contagioso!!!

Aljezur



Um convite inesperado de uma amiga levou-me até Aljezur...
O desenho de cima estava muito limpinho e direitinho, mas ontem à noite deixei cair água quando já tinha colorido de azul o céu e a casa de um azul cal... então resolvi (para emendar) pintar com pastel de óleo... e gostei!!
O de baixo foi desenhado na praia, na Arrifana, era já tarde e o Gasparzinho estava com sono, enrrolado por mantas e toalhas, acabou por adormecer de chucha na boca enquanto o Sol se punha...

Dia da Mãe


Ao estilo de David Hockney, quando fui a casa do meu tio, fiquei logo cativada pelo azul da piscina e quis registar este momento. Não foi fácil porque comecei tarde, havia já pouca luz e todos me chamavam para ir jantar... os artistas são de facto uns incompreendidos :)...

Terminal de Sete Rios


No dia 1 de Maio fui passear até às Caldas da Rainha. Enquanto esperava pelo autocarro deu para fazer um desenho....

domingo, 10 de Maio de 2009



Praça de Camões, numa das aulas ao ar livre...

(da próxima colocarei desenhos mais recentes!)

sábado, 9 de Maio de 2009

É verdade... 
infelizmente tudo isso me parece mto complexo e obscuro!! 

O meu quarto e o meu pé!!
 Foram as únicas coisas que desenhei na minha temporada italiana!! 
Me dediquei somente a fotografia!! Minha maquina já esta enciumada deste caderninho preto!! 

Minha irmã dormindo no avião e a cidade de São Paulo!!