Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Olá a todos! Então cá vai o meu primeiro post.

Não é um desenho, mas creio ser uma boa recomendação para as mentes mais criativas e ainda para aquelas que o ambicionam ser.

A Nova Inteligência é um livro fascinante e muito acessível. Recolhi um pequeno texto que sintetiza muito bem o sentido deste livro. Aqui vai:


"Em A Nova Inteligência, Daniel Pink mostra que o futuro e o sucesso pessoal e profissional pertencem a um novo perfil de pessoas: os designers, os inventores, os criativos, contadores de histórias, ou seja, todos aqueles cujo raciocínio privilegia o lado direito do cérebro. São pessoas imaginativas, intuitivas, capazes de gerar empatia e emoções.

A boa notícia é que todas as pessoas podem desenvolver estas competências, mesmo as que têm um perfil mais racional e lógico.

Neste livro, o autor apresenta exercícios simples para treinar o lado direito do cérebro e uma lista interminável de fontes de informação e explicação sobre aqueles que considera serem os novos seis pilares do sucesso: Design, História, Sinfonia, Empatia, Diversão e Sentido."

Aventurem-se, vale mesmo a pena..

5 comentários:

Unknown disse...

Quem és tu?
Fantástico esse livro! Como o meu lado esquerdo do cérebro funciona um pouquito vou tentar arranjar na biblioteca que é mais barato (é de graça...). Mas se saíu agora, o meu lado esq. está a dizer-me para ir à feira do livro... e se estiver barato o meu lado esquerdo talvez dê esse mimo ao miolo que está à sua direita... e que adora tudo o que possa papar :)

Clara de Sousa disse...

Olá Rosa, sou a Clara. Peço desculpa mas ainda me estou a tentar entender com isto. Sou inexperiente com os blogs!

Talvez possas dar uma ajudinha aqui ao meu miolo esquerdo que neste momento está meio perdido..

Afinal tenho que entrar com a minha conta google ou com a diários gráficos?

Brilhante raciocínio o do teu miolo esquerdo, acho uma óptima oportunidade para o comprar na feira do livro.. tb tenho que lá dar um saltinho brevemente.

Mário Linhares disse...

BEM VINDA CLARA!!!!!

Vais ver que isto é muito fácil. Se tens conta no gmail é só entrares no mail e depois no blog e já ficas a postar com o teu nome. :)

Já estive com esse livro nas mãos para o comprar. Parece-me muito interessante. Aliás, têm aparecido alguns livros com essa linha de pensamento, mas também me parece que todos se baseiam no último livro do Alvin Toffler: "A Revolução da Riqueza", e como ainda vou a meio deste, tenho de conter-me na quantidade ENORME de livros que compro e depois não tenho tempo de ler...

Não te esqueças de digitalizar os teus desenhos e ir postando!
:)

Unknown disse...

Olá Clara!!
Que bom juntares-te ao grupo, seja com livros, pensamentos, ideias, desabafos, ou até mesmo aquilo mais esperado, os DESENHOS... esses malditos que nós adoramos e que no dia a dia parecem não ter tempo para aparecer nas páginas brancas... gostava de das duas uma: organizar melhor o tempo ou aproveitar melhor o tempo ou ainda definir melhor as prioridades... quero dizer, resumindo, queria desenhar mais!

Clara de Sousa disse...

Obrigada Mário, agora já não tenho mesmo desculpa para não postar. :)

Acontece que no tempo livre que vou tendo normalmente tenho que optar por uma das duas actividades, ou ler ou desenhar,e como andei muito entusiasmada com o livro, na altura de escolher o que punha na mala (sim porque as malas de mulheres são grandes mas depois os ombros é que sofrem..) escolhia sempre o livro ao diario gráfico.
Espero agora ter mais tempo para o desenho.

Acabei de o ler mesmo agora, só vos posso dizer que me sinto muito calma, basicamente o livro define não só o rumo da nova Era Conceptual mas também nos incentiva na busca do sentido para a nossa vida, é um livro que mexe connosco e nos faz rever as prioridades.
Rosa, creio ser muito bom para esse dilema particular :)